sexta-feira, Abril 27, 2012

Notícias da horta e...

...uma receita


A erva cresce depressa e ocupa-me muito tempo. Gosto de ver a terra limpa. Gosto de regar as minhas plantas e observar o desenvolvimento dos legumes e frutos. É um passatempo saudável! O fim-de-semana passa a voar...

Apesar do nosso diminuto (nenhum!!!!) conhecimento sobre agricultura temos colhido resultados muito positivos. A família, amigos e vizinhos colaboraram. E alguns livros e blogs ajudaram-nos na aprendizagem. Se este ano não saiu perfeito no próximo ano iremos melhorar...
O tempo não foi nosso amigo. Este ano foi terrível. Geadas muito fortes, muito frio e pouca chuva. Porém não desistimos e... a pouca chuva das últimas semanas deu uma ajudinha preciosa.

Posso dizer que... o objectivo da nossa horta foi alcançado!
Procuramos cultivar o gosto pela natureza, pelos animais, divertir-nos e ensinar a nossa filha. Procuramos seguir as práticas e princípios da agricultura biológica para colher legumes e frutos saudáveis. Procuramos ensinar a nossa filha a gostar de legumes e aumentar o seu consumo na nossa alimentação.



À duas semanas apanhei a primeira colheita de ervilhas. Tive vagens bem cheias e ervilhas grandes. O seu cultivo é extremamente fácil. A colheita é a parte mais divertida...
Congelei um saco com 500g e outro com 800g.




Arroz de Ervilhas

Ingredientes:

300g ervilhas da horta
200g arroz agulha
800g água
20g azeite
1 cebola
sal q.b.

Preparação:

Na Bimby: coloque o azeite no copo e programe 3 min., vel. Sanftrührstufe, temp. varoma. Adicione a cebola e triture 5 seg., vel. 5-6-7. Programe 5 min., temp.varoma, vel. Sanftrührstufe.Adicione a água e coloque as ervilhas no cesto dentro do copo. Tempere a gosto e coza 10 min., temp. 100º, vel. 3.No final do tempo coloque o arroz no cesto e programe mais 12 min., temp. 100º, vel. 3.
Terminado o tempo use a espátula para retirar o cesto e sirva o arroz.

No tacho: faça um refogado com o azeite e a cebola. Adicione o dobro da quantidade de arroz em água e deixe levantar fervura. Tempere de sal. Junte as ervilhas e coza durante 10 minutos. Adicione o arroz e deixe cozer. Sirva.


quinta-feira, Abril 05, 2012

Bolo de Cenoura Divinal

É umas das fantásticas receitas do Fórum Bimby.com
Desta vez bati as clara em castelo e de seguida juntei à massa. Ficou muito bom!



Bolo de Cenoura Divinal

Ingredientes:

250 g cenouras
350 g açúcar
150 g óleo
4 ovos
250 farinha
1 colher de chá de fermento

Preparação:

Colocar a farinha e o fermento no copo e programar 30 seg, vel 3, para serem peneirados. Retirar e reservar.
Colocar o açúcar e pulverizar durante 30 seg, vel 9. Juntar as cenouras e triturar durante 15 segundos, velocidade 6. Colocar a borboleta, juntar os ovos e programar 6 min, vel 4.
Retirar a borboleta, adicionar o óleo e misturar 10 seg, vel 4. Adicionar a farinha com o fermento, reservados e envolver 3 seg, vel 4.

quarta-feira, Abril 04, 2012

Festival Queijo, Pão e Vinho

Mesmo com o dia chuvoso fui ao Festival Queijo, Pão e Vinho que se realizou no passado fim-de-semana. Vamos sempre para ver os animais e trazer queijos frescos, queijos secos e pão da Azóia - Cabo Espichel.






terça-feira, Abril 03, 2012

Sopa de Espinafres

Muitos já sabem que a Bimby é um robot de cozinha cheio de pontencialidades. Levei 3 anos a acreditar nisso, que palerma... (tinhas tanta razão, Kottazinha!)
Em 2008 nasceu a minha filha e quando chegou a fase da introdução dos sólidos comprei o robot maravilha para preparar-lhe as primeiras sopinhas. Descobri  à 4 anos que a Bimby faz sopas fantásticas.
Uma simples sopa transforma-se num creme aveludado, suave e sem igual...


Sopa de Espinafres

Ingredientes:

1 molho de espinafres
1 pedaço de abóbora
2 cenouras
1 cebola
couve-flor
20 g azeite
água e sal q.b.
Preparação:

Coloque os espinafres na varoma e reserve.
No copo coloque os restantes ingredientes cortados aos pedaços, os temperos, a varoma e programe 25 min/varoma/vel 1. Retire a varoma, coloque o copo medida e programe 1 min e vá progressivamente à vel 7. Coloque os espinafres numa taça, deite a sopa sobre estes e misture. Dirva quente.
Importante: ao triturar a sopa, faça-o progressivamente, vel. 3,5,7. É fundamental esperar 3 a 5 segundos antes de abrir a tampa, para permitir estabilização do líquido e evitar perigo de salpicos.  


A minha horta tem novidades...
A pouca chuva que caiu na última semana fez a horta arrebitar. Para além de muita erva para arrancar também tenho alfaces frisadas, lisas e roxas. As couves e bróculos estão bonitos e os morangueiros já nos presentearam. As favas e as ervilhas já têm vagens. Os espinafres gostam da nossa terra e crescem a cada dia. Aqui estão eles antes de enriquecerem a minha sopa: