sexta-feira, fevereiro 24, 2012

A minha horta


Ao que parece escolhi o pior ano e a pior época para começar a horta.
Em Dezembro chuviscou uns dias. Em Janeiro nem uma gota. Em Fevereiro para além de não chover fez geadas muito fortes. Mas mesmo contra tudo a minha horta vai crescendo. É certo que cresce devagar, devagarinho... mas melhores dias virão.

As alfaces já não cabem nos garrafões. Espero que a geada não as estrague.
Estas são alfaces de folha lisa:





Alface frisada:





As ervas aromáticas: coentros e salsa





As primeiras flores dos morangueiros:





Os espinafres:





Os alhos:





As favas e o cebolo:





As batatas:




Sem chuva e com tanto frio a horta tem desenvolvido muito pouco.
Onde tenho tido resultados visíveis é na capoeira. Os franguinhos cresceram e mesmo com o frio não morreu nenhum. Estão saudáveis e gordinhos. Graças à minha avó que trata deles como se fossem bebés. Solta-os durante o dia e ao fim da tarde são recolhidos. Comem cereais, milho partido, ervas e restos de legumes que guardo para eles.



As galinhas poedeiras são pequenas e ainda não põem ovos. Estou desejosa... quero ter ovos caseiros.

À 2 semanas a minha capoeira recebeu novos habitantes. Dois casais de codornizes e um casal de galinhas da raça Sussex. São lindos!




Vieram da: 


O Nuno tem várias raças de galinhas, codornizes e outras aves. Visitem o site e vejam as diferentes espécies e raças. Ele compra os ovos e tira-os na chocadeira. Tornou-se um hobbie e depressa contagiou familiares e amigos. Incluindo eu e o meu marido... lol

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Mais um livro...







Acabadinho de chegar à minha casa. É uma compilação de receitas publicadas na revista oficial 'Bimby - Momentos de Partilha'. Tem receitas muito boas! Adorei...

domingo, fevereiro 05, 2012

Farinha Torrada



As origens deste doce encontram-se envoltas em mistério. Sabe-se que remonta ao final do século XIX. Consta que terá começado por ser um remédio caseiro contra maleitas como a constipação e tosse. Terá, também, embarcado com os pescadores da vila marítima. A Farinha Torrada de Sesimbra, um bolo seco e de grande duração, servia de alimento durante a faina em mar alto. Agora, no âmbito do Programa Integrado de Valorização da Frente Marítima de Sesimbra, a especialidade saltou do âmbito caseiro e tornou-se moda nas pastelarias e lojas gourmet da região.
Como muitas das coisas boas, a receita é simples: Farinha de trigo, ovos, chocolate, açúcar amarelo, canela, raspa de limão. Tudo misturado, espalha-se num tabuleiro e vai ao forno à temperatura média durante 20 minutos. Depois de cozido, corta-se em quadradinhos.
          in Sapo Sabores


A família do meu marido é de Sesimbra e está ligada à pesca e ao mar. Contaram-me que em tempos a Avó preparava esta receita para o Avô levar para o mar. Esta publicação é uma homenagem à Avó Fausta que nos deixou em Maio com uns lindos 92 anos.

A receita que vou publicar é da família e a preparação adaptei à minha melhor ajudante na cozinha, a Bimby. Experimentem e digam-me se esta receita não é fantástica! Façam e saboreiem ainda morna... é uma tentação!

A última vez que comi Farinha Torrada (antes deste quadradinho que estou a comer neste momento, hummm...) comprei na loja Espigas na Azóia. Visitem e provem, além da Farinha Torrada, os bolinhos caseiros de Amêndoa, Canela e ainda o maravilhoso pão e os queijos frescos.



Farinha Torrada de Sesimbra

Ingredientes:

500 g açúcar amarelo
500 g farinha
4 ovos
1 tablete de chocolate
1 colher de sopa de canela
raspa de 1 limão

Preparação:

Deite no copo o chocolate partido grosseiramente com as mãos e dê 3 toques de Turbo. Deite os restantes ingredientes e programe 1 min / vel. espiga .



Barre um tabuleiro com manteiga ou forre com papel vegetal e verta o preparado, polvilhe com farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos.



a adaptação à Bimby tirei do Mundo Receitas Bimby

sábado, fevereiro 04, 2012

Queijo Fresco


Eu e a minha filha somos 'devoradoras' de queijo fresco. Compro várias vezes por semana mas se a Bimby faz... toca a fazer!!!
A confecção correu muito bem mas o resultado final tem de ser melhorado. A textura ficou perfeita... mas há pequenos pormenores a melhorar. Acho que com leite de ovelha ficava mais saboroso.

A receita tirei da Agenda 2012 Bimby:



Queijo Fresco

Ingredientes:

1 l leite do dia
25 gotas de coalho líquido
100 g leite em pó gordo
sal q.b.

Preparação:

Coloque no copo o leite, o leite em pó, o sal e programe 5 min / 37ºC / vel 4. Junte o coalho e envolva 30 seg / vel 4. Retire para uma tigela e deixe repousar cerca de 35 minutos, para ganhar consistência.
Com a ajuda da espátula retire da tigela e coloque no cesto da Bimby, sob um prato fundo para que o soro escorra. Deixe repousar durante 2 dias no frigorífico coberto com película aderente.
Após este tempo, desenforme e sirva.





Nota: o coalho compra-se na farmácia e o leite do dia compra-se nos supermercados, está ao lado das manteigas e iogurtes.

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Bolo Podre Delicioso



Um bolo para acompanhar uma chávena de café e recordar a minha avó Madalena neste primeiro ano de saudade. Foi com ela que aprendi a fazer bolos enormes, caramelos, papa Predileta e muitas, muitas coisas.

Bolo Podre Delicioso

Ingredientes:

300 g açúcar (coloquei apenas 250g)
170 g manteiga
400 g farinha
4 ovos
3 colheres de chá de fermento em pó
100 g nozes
200 g leite
5 colheres de chá de vinho do Porto (preferi usar 5 colheres de sopa de café)
2 colheres de sobremesa de canela


Preparação:

Coloque as nozes no copo durante 4 segundos na vel 4. Reserve
Colocar o açúcar e a manteiga 2 minutos na vel 4.5. Vá deitando os ovos um a um. Programar 1,30 min na vel 4.5 ir deitando a farinha, com o fermento e a canela alternadamente com o leite e o vinho do porto/café.
Por fim, deite as nozes 30 seg na vel 3.5 colher inversa
Vai ao forno a 180º durante 40 minutos (até o palito sair seco).




a receita original é da Val31 do Fórum Bimby