terça-feira, janeiro 31, 2012

Mais um...

...ajudante


Algumas meninas questionaram-me sobre as batatas palha da receita do bacalhau. Para cortar as batatas usei um cortador de legumes e em 2 ou 3 minutos cortei todas as batatas.
Este é um dos meus utensílios de cozinha mais antigos. Comprei antes de casar e comprar casa. Vende-se nas feiras p.e. Fil - Intercasa. Deve ter uns 8 ou 9 anos mas está como novo. E não... não é publicidade enganosa. Funciona mesmo! Garanto-vos...



descobri que também pode ser adquirido na loja online da marca Börner





Nota: também tenho o descascador de legumes e é um espectáculo! Já é o segundo porque o primeiro foi para o lixo junto com as cascas de cenoura :-/

Quando a preguiça...

...é mais forte do que eu!

Tenho dias que não me apetece cozinhar. Falta-me vontade e inspiração. À outros dias que enfio-me na cozinha e só saio de lá quando tenho o congelador 'recheado'. Ontem à noite foi um dia assim... fiz 3 doses e congelei. Quando tiver naqueles dias de preguiça é só abrir o congelador e... forno.

No fim-de-semana acordei muito cedo e fui ao mercado. Comprei legumes frescos e fui buscar o meu Cabaz Prove que também vem sempre bem aviado.

Os meus alhos-franceses baby:



Cheguei a casa e enquanto aquecia o caldo verde e preparava os hambúrgueres de peru para o jantar decidi fazer um prato de bacalhau com legumes. Fiz algumas alterações à receita original mas a inspiração veio do blog Papinha Doce



 
Bacalhau com Camarão e Legumes
a receita original veio daqui

Ingredientes:

2 postas de bacalhau
500 g de batatas para fritar
alhos franceses
300 g espinafres frescos
3 cenouras grandes
1 cebola média
2 dentes de alho
300 g camarão descascado
500 g leite
60 g manteiga
40 g de farinha
azeite
sal, pimenta e noz moscada q.b.
pão ralado para polvilhar


Preparação:

Num tacho com água coza as postas de bacalhau. Depois escorra, retire as espinhas e reserve.
Entretanto descasque as batatas e corte-as muito fininhas (batata palha). Frite-as em óleo quente e abundante ou use a Actifry.


Coza os espinafres em água temperada de sal e depois escorra-os. Saltei-os com alho e azeite. Reserve.
No copo da Bimby coloque o azeite, o alho francês e a cebola, refogue 7 min. vel. 1 temp. 100ºC. Rale a cenoura e junte ao refogado. Programe 10 min. vel 1 temp. 100ºC. Adicione o camarão e o bacalhau desfiado e programe 2 min. vel. 1 temp. 100ºC.
Num tabuleiro deite o preparado de bacalhau e adicione a batata palha. Envolva e espalhe por cima os espinafres salteados. Reserve.


Sem lavar o copo da Bimby prepare o molho béchamel juntando o leite, a manteiga e a farinha e programe 7 min. vel 3. temp. 90ºC. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
Regue o bacalhau e espinafres com o molho béchamel e polvilhe com pão ralado. Leve ao forno até dourar
(neste caso depois de polvilhar com pão ralado e arrefecer coloquei as tampas de plástico e congelei).
Sirva com salada.





Nota: é uma receita trabalhosa mas como faço para várias refeições acaba por compensar. Foi um dos melhores pratos de bacalhau que já fiz até hoje, hummmm...

segunda-feira, janeiro 30, 2012

A horta...

...cresce devagar, devagarinho!



 
Este fim-de-semana o meu marido semeou batatas:




e... plantou cebolo e alhos.
Eu andei a arrancar ervas e a regar, muito mais fácil! lolol...

Também fizemos uma vedação para as galinhas mas esqueci-me de tirar fotos.

Dêem-me inspiração!


Ando de dia para dia a adiar...
Tenho livros, utensílios, formas e acessórios que comprei e nunca usei.

O que é que gostavam mais de ver aqui no blog?

CupCakes, Macarons, Bolachas ou Massa fresca?

Dêem-me ideias! Inspirem-me...
Deixem sugestões.
Animem-me e mimem-me com os vossos comentários!


sexta-feira, janeiro 27, 2012

Torta de Laranja

Era para ser uma encomenda para uma amiga mas com tantos encontros e desencontros acabou por ir parar à minha barriga, ihihihi...



quinta-feira, janeiro 26, 2012

Lasanha de Frango e Espinafres


Os livros Bimby têm sempre receitas muito boas. O livro Itália é um dos meus preferidos!
 


Esta receita pode ser feita com espinafres ou com grelos. Fica muito boa e é uma excelente forma de convencer as crianças a comer legumes.
Fiz algumas alterações à receita original. Não usei caldo de galinha e espinafres congelados. Preferi usar um molho de espinafres e salteei-os em azeite e alho.
Lasanha de Frango com Espinafres

Ingredientes:

placas de lasanha frescas
100 g queijo mozzarella
1 cebola
2 dentes de alho
50 g azeite
3 peitos de frango cortado em pedaços
4 tomates médios
1 molho de espinafres ou grelos cozidos e escorridos
sal e pimenta q.b.


Ingredientes para o molho béchamel:

600 g leite
10 g azeite
40 g farinha
sal e noz-moscada q.b.

Preparação:

Num tacho com água fervente e temperada de sal coza os espinafres. Quando estiverem cozidos saltei-os com azeite e alho. Reserve.
No copo da Bimby coloque a cebola, os alhos, o azeite e pique 5 seg. vel. 5. Refogue 5 min. temp. varoma vel. 1. Junte o frango, o tomate, o sal e a pimenta e programe 15 min temp. 100ºC vel. colher inversa.
A seguir desfie o frango programando 6 - 8seg. vel. 4 inversa. Reserve
Num pirex deite um fio de azeite e coloque as placas de lasanha. Deite o preparado de frango. Cubra com mais uma camada de placas de lasanha e por cima os espinafres salteados.
Entretanto prepare o molho béchamel: no copo coloque todos os ingredientes e programe 7min. temp. 90ºC vel. 4.
Deite um pouco por cima dos espinafres. Coloque a última camada de placas de lasanha, o restante béchamel e polvilhe com o queijo mozzarella.
Leve ao forno cerca de 20-25 minutos.

domingo, janeiro 22, 2012

A cozinheira dedicou-se...


...à agricultura

Antes isso do que à pesca, ihihihihi...
É uma actividade recente. Desde o passado mês de Dezembro que começámos a preparar o terreno e a plantar alguns legumes.
Cá andamos entretidos e divertidos entre enchadas, pintainhos, ervas aromáticas, ancinhos, sementes, botas de borracha, coelhos comilões que atacaram a nossa horta e muitaaaaas, muitaaaas, muitaaaaas dores nas costas.
Não percebemos nada de agricultura. Procuramos divertimento, aprendizagem e como é óbvio cultivar legumes e vegetais para incluir na nossa alimentação seguindo as noções da agricultura biológica.

Como também é um tema reclacionado com comida e cozinha decidi, a partir de hoje, partilhar convosco momentos da nossa horta


Inicialmente era um terreno baldio com muita erva. Deitámos mãos à obra e cheios de vontade para cavar fomos transformando o terreno baldio numa pequena e simpática horta 'caseira'.
Os nossos conhecimentos são muito reduzidos mas a pouco e pouco vamos criando a nossa horta.



Começámos por semear favas e ervilhas. De seguida alhos, couves, alfaces e alhos-franceses. Uns dias depois morangos, espinafres, couve-roxa, grelos, bróculos, coentros, salsa, manjericão, piri-piri, hortelã e lúcia-lima.


Estava a correr muito bem... até os coelhos acharem que a nossa horta era um excelente restaurante e...... lá se foram as couves, os alhos e os espinafres, grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr...
Voltámos a plantar couves e espinafres. O meu marido fez uma vedação e, fica aqui prometido que, se os coelhos voltarem ao 'restaurante' publico aqui uma deliciosa receita de Coelho no Tacho de Barro com Batatas Fritas aos Cubinhos. Prometo! Lololol... :-D

Ontem estive a plantar mais alfaces, couves, espinafres, alho-francês, tomates e pimentos. Deixo-vos algumas fotos da nossa horta e das nossas plantas:



Os coentros ou a salsa (deste tamanho ainda não consigo distingui-los):


As alfaces:





As ervilhas:




As favas:




Os morangueiros:


 
Os tomateiros:
 (técnica do garrafão! já aprendi esta... resulta!!!)




Os espinafres:



Enquando andei a plantar o meu marido esteve a lavrar a terra e a preparar as courelas (ou talhões) para a próxima cultura. Depois vou dando as novidades.


Se alguém tiver ensinamentos e dicas para nos ajudarem a tratar da nossa horta e a obter boas colheitas então, por favor... usem os comentários e partilhem connosco!



PS: se no verão não colher 'frutos' desta actividade e se a única coisa que ganho é dores nas costas... dedico-me decididamente à pesca ou vou trabalhar para o bronze!! ihihihihihi...

terça-feira, janeiro 17, 2012

Estou...


...rendida

Aos macarons...
São uma iguaria da pastelaria francesa. De ingredientes simples: amêndoa, ovos e açúcar. São crocantes por fora e têm um recheio cremoso. São coloridos, apelativos e deliciosos. Já provei alguns sabores... e... adoro TODOS! Gostei especialmente de café e de framboesa.
Procurei em várias livrarias e não encontro livros sobre os macorons. Fui à Fnac e à Bertrand. Só encontro na loja online Wook. Que livros recomendam? De Pierre Hermé?

'Roubei' algumas fotos da internet e não resisto a partilhar convosco, vejam só:





















Se eu queria isto:



 ou isto



agora então SONHO com ela todos os dias!!!
Quero-a para fazer os meus macarons, hummmmmm....

quarta-feira, janeiro 11, 2012

Um dia...

...muito ESPECIAL!

Este é, para mim, o dia mais importante do ano. É dia de festejar o aniversário da minha filha, o seu 4º Aniversário




Este ano preparei umas surpresas para ela oferecer aos amiguinhos da escola. Fiz saquinhos de bolachinhas decoradas com confetis coloridos. Ela divertiu-se a cortar bolachinhas e foi uma alegria distribuir os saquinhos aos amigos.

Bolachas Divertidas

Ingredientes:

500 g farinha Espiga
250 g manteiga sem sal à temperatura ambiente
250 g açúcar
2 ovos
½ colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Coloque todos os ingredientes no copo e programe 20 seg., vel. 6. Auxilie com a espátula. De seguida programe 1 min., vel. espiga.
Estenda a massa com a ajuda do rolo e com os cortadores que preferir molde as bolachinhas. Coloque as bolachas num tabuleiro untado com spray Espiga e forrado com papel e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 8 minutos.










Para as meninas:




Para os meninos:

segunda-feira, janeiro 02, 2012

Laços...

...com Gambas e Esparregado

As festas do Natal e Ano Novo trazem sempre muitaaaaaaaaaaa comida e muitoooooos doces. Esta receita surgiu pela necessidade de aproveitar as sobras da festa da passagem do ano e pela necessidade de 'obrigar' a minha filha a comer legumes. De forma disfarçada ela comeu espinafres sem refilar, lolol...


Laços com Gambas e Esparregado

Ingredientes:

massa a gosto (usei laços)
camarão cozido e descascado
2 cubos de esparregado congelado (ou 1 molho de espinafres)
azeite e vinagre Espiga
3 dentes de alho
sal q.b.

Preparação:

Num tacho aqueça o azeite e adicione os alhos picados, deixe alourar. Junte os camarões e salteei-os. Reserve.
No mesmo tacho coloque um fio de azeite e coloque os cubos de espinafres (ou o molho de espinafres cozidos) tempere com vinagre, mexa e deixe cozinhar por uns minutos. Entretanto coza a massa 'al dente'. Escorra a massa e junte ao esparregado. Adicione os camarões e envolva delicadamente. Sirva.


Nota importante: não use miolo de camarão congelado (odeio e nunca uso!) porque geralmente é de fraca qualidade, é intragável e larga muita água, alterando por completo o sabor e aspecto deste prato