sexta-feira, abril 27, 2012

Notícias da horta e...

...uma receita


A erva cresce depressa e ocupa-me muito tempo. Gosto de ver a terra limpa. Gosto de regar as minhas plantas e observar o desenvolvimento dos legumes e frutos. É um passatempo saudável! O fim-de-semana passa a voar...

Apesar do nosso diminuto (nenhum!!!!) conhecimento sobre agricultura temos colhido resultados muito positivos. A família, amigos e vizinhos colaboraram. E alguns livros e blogs ajudaram-nos na aprendizagem. Se este ano não saiu perfeito no próximo ano iremos melhorar...
O tempo não foi nosso amigo. Este ano foi terrível. Geadas muito fortes, muito frio e pouca chuva. Porém não desistimos e... a pouca chuva das últimas semanas deu uma ajudinha preciosa.

Posso dizer que... o objectivo da nossa horta foi alcançado!
Procuramos cultivar o gosto pela natureza, pelos animais, divertir-nos e ensinar a nossa filha. Procuramos seguir as práticas e princípios da agricultura biológica para colher legumes e frutos saudáveis. Procuramos ensinar a nossa filha a gostar de legumes e aumentar o seu consumo na nossa alimentação.



À duas semanas apanhei a primeira colheita de ervilhas. Tive vagens bem cheias e ervilhas grandes. O seu cultivo é extremamente fácil. A colheita é a parte mais divertida...
Congelei um saco com 500g e outro com 800g.




Arroz de Ervilhas

Ingredientes:

300g ervilhas da horta
200g arroz agulha
800g água
20g azeite
1 cebola
sal q.b.

Preparação:

Na Bimby: coloque o azeite no copo e programe 3 min., vel. Sanftrührstufe, temp. varoma. Adicione a cebola e triture 5 seg., vel. 5-6-7. Programe 5 min., temp.varoma, vel. Sanftrührstufe.Adicione a água e coloque as ervilhas no cesto dentro do copo. Tempere a gosto e coza 10 min., temp. 100º, vel. 3.No final do tempo coloque o arroz no cesto e programe mais 12 min., temp. 100º, vel. 3.
Terminado o tempo use a espátula para retirar o cesto e sirva o arroz.

No tacho: faça um refogado com o azeite e a cebola. Adicione o dobro da quantidade de arroz em água e deixe levantar fervura. Tempere de sal. Junte as ervilhas e coza durante 10 minutos. Adicione o arroz e deixe cozer. Sirva.


24 comentários:

  1. Que maravilha!
    O arroz está mesmo apetitoso!

    ResponderEliminar
  2. Olá Mónica. Subscrevo tudo o que dizeste sobre o gosto de ter uma hortinha :) Também temos gostado da experiência, apesar do tempo não ajudar muito. Aqui choveu pouco durante o inverno e fez até muito sol (o que não é nada habitual). Os nossos bróculos nem encheram começaram logo a dar flor ): Já colhi as minhas ervilhas pouco deram, deu para uma sopinha :) Tenho apanhado muitas alfaces, isso sim tem dado bastante ;) Mas a experiência tem sido positiva. As minhas ervas aromáticas estão bonitas e já deu para muitos cozinhados. A semana passada apanhámos a primeira empreitada de favas, nada mal, quase 9 kg :) É bom colher o que semeámos, sim :)
    Muitas felicidades e que vejam muitos mais cozinhados com legumes da tua horta :9

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Mónica, nem sabes como te invejo a horta!!! Gostava muito de poder ter um espaço para me meter nessas aventuras :) Adoro ervilhas e imagino como deve ter ficado esse arroz, sendo elas caseirinhas e frescas! Bj

    ResponderEliminar
  4. Olá, tudo bem?
    Sou do blog Portal Muitas Noticias, e gostamos do seu blog e gostaríamos de está postando o seu conteúdo lá.
    Caso esteja interessado por favor entrar em contato conosco, gabriel16_k6@hotmail.com

    Desde de já quero agradecer.
    Equipe Portal de Noticias

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito deste post. São os princípios que preconizo, mas a minha hortinha é bem mais modesta. parabéns e espero que continue a postar (mais vezes) neste lindo blog. É que eu venho cá tantas vezes!

    ResponderEliminar
  6. Não tenho uma horta, mas tenho pequenos espaços onde vou conseguindo plantar e colher coisinhas muito boas!
    E quando temos a felicidade de comer uma sopa, um arroz, uma salada com alimentos nossos, sem pesticidas nem nada, sabe tão, mas tão bem!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Ui, o que eu gosto destas ervilhas, fica tudo bem delicioso!
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Oi Mônica,
    Vim te conhecer e ADOREI o seu cantinho recheado de receitas deliciosas e dicas interessantes...
    Adorei esse arroz com ervilhas... Hummm!!! Parece DELICIOSO!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  9. Acho que arroz de ervilhas é algo de que nunca me irei fartar, lembranças de criança, quando a minha avó me o preparava! Sonho em ter um dia uma horta assim, parabéns!
    Espero que visite o meu blog http://leve-saboroso.blogspot.pt/ !

    ResponderEliminar
  10. O arroz tem muito bom aspecto!! Gostei..
    Sou uma principiante no meu blog de receitas mas espero que possa passar por lá assim como dar a sua opinião.
    Beijinho e parabéns pelo seu blog!

    http://cozinharsemdificuldade.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Olá Mónica! Há quanto tempo não passava por aqui... O blog continua lindo! Beijos =)

    ResponderEliminar
  12. Que ervilhas lindas! Eu sou adepta a ervilhas frescas. Essas fotos me fizeram ter vontade de ter a minha própria horta.

    Bjs,

    Amanda

    http://vicioscotidianos.blogspot.com.br
    http://colecionandosotaques.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  13. Que ervilhas lindas! Eu sou adepta a ervilhas frescas. Essas fotos me fizeram ter vontade de ter a minha própria horta.

    Bjs,

    Amanda

    http://vicioscotidianos.blogspot.com.br
    http://colecionandosotaques.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  14. Oiioioi Mónica,, Gostei muito do seu blog!!! Estou começando a fazer uma horta tb!!!
    Abraços!!!

    ResponderEliminar
  15. Ooioioio,, Mônica,, gostei muito do seu Blog!! Estou começando a fazer uma Horta tb =D
    Abraços

    ResponderEliminar
  16. Oiioioi Mónica,, Gostei muito do seu blog!!! Estou começando a fazer uma horta tb!!!
    Abraços!!!

    ResponderEliminar
  17. Olá Mónica,
    cheguei aqui porque estva a procurar informação sobre máquinas de fazer gelados!
    Está satisfeita com a sua da Tefal?
    Gostei de conhecer o teu blog.
    Quando puderes faz-me uma visita, ficarei muito contente.
    Bjs

    http://tentacoesobreamesa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Que lindas essas ervilhas adoro com ovos escalfados hummmmmmmm:) beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Adoro arroz de ervilhas :) mas agr tou de dieta e não posso comer :P

    ja sou seguidora aqui do cantinho se quiseres visita.me :) arteateaoinfinito.blogspot.com

    bjo

    ResponderEliminar
  20. OLÁ ACHEI SEU BLOG ENCANTADOR! UMA GRAÇA! JÁ ESTOU TE SEGUINDO! VÁ CONHECER O MEU, VEJA SE GOSTA E APROVEITA ME SEGUE TAMBÉM! (http://dikinhasdasil.blogspot.com.br/)

    ResponderEliminar
  21. Ananda Fraga Biasi - La Maison30 julho, 2012 21:05

    Parabens pelo blog!

    Não percam as atualizações do site: La Maison
    http://anandafraga.wix.com/lamaison#!home/mainPage

    Do face La Maison
    http://www.facebook.com/la.maison.142

    E do perfil no Casa Pro: Ananda Fraga Biasi
    http://pro.casa.abril.com.br/profile/anandafragabiasi

    ResponderEliminar
  22. Não posso ter horta, mas quando comprei umas ervilhas biológicas fiz um risotto de ervilhas que ficou tão mas tão bom!

    http://amarmitalisboeta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. que arroz gostoso monica!!! ele com brocolis ou espinafre é mt bom tbb!! :.)
    parabens pelo blog, muitooo util!!!
    beijocas
    raquel
    www.nut-on.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  24. feliz ano novo tudo de bom na sua vida!!! :.)
    www.nut-on.blogspot.com.br

    ResponderEliminar