sábado, fevereiro 04, 2012

Queijo Fresco


Eu e a minha filha somos 'devoradoras' de queijo fresco. Compro várias vezes por semana mas se a Bimby faz... toca a fazer!!!
A confecção correu muito bem mas o resultado final tem de ser melhorado. A textura ficou perfeita... mas há pequenos pormenores a melhorar. Acho que com leite de ovelha ficava mais saboroso.

A receita tirei da Agenda 2012 Bimby:



Queijo Fresco

Ingredientes:

1 l leite do dia
25 gotas de coalho líquido
100 g leite em pó gordo
sal q.b.

Preparação:

Coloque no copo o leite, o leite em pó, o sal e programe 5 min / 37ºC / vel 4. Junte o coalho e envolva 30 seg / vel 4. Retire para uma tigela e deixe repousar cerca de 35 minutos, para ganhar consistência.
Com a ajuda da espátula retire da tigela e coloque no cesto da Bimby, sob um prato fundo para que o soro escorra. Deixe repousar durante 2 dias no frigorífico coberto com película aderente.
Após este tempo, desenforme e sirva.





Nota: o coalho compra-se na farmácia e o leite do dia compra-se nos supermercados, está ao lado das manteigas e iogurtes.

13 comentários:

  1. Costumo fazer esse queijo, mas também gostava de experimentar com leite de cabra, é o que mais gosto.
    Ficaram perfeito os teus
    Um beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Também aprecio imenso queijo fresco, e nunca arriquei fazer.
    A minha dúvida seria onde comprar o coalho liquido, mas já fizeste o favor de responder.
    Acho que um dia destes vou tentar;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Ficou com muito bom aspecto!!
    Eu já tentei fazer, mas a minha experiência não correu nada bem, tenho que tentar de novo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só não gostei do sabor acentuado do leite em pó.
      A textura ficou perfeita mas o sabor não é idêntico ao queijo fresco.

      Eliminar
    2. Experimentem usar iogurte natural no lugar do leite em pó. Para 5 litros de leite, uma colher de sopa de iogurte basta. Para um litro, creio que um pouco menos que isso.

      Eliminar
  4. Em primeiro lugar, gostei de conhecer mais este cantinho do mundo virtual.
    Muito sugestivo :)
    Gostava de saber se são tão saborosos como os "verdadeiros" ?
    Beijinhos,
    Sara M.

    ResponderEliminar
  5. É bom ter visitas. É bom quando somos compreendidas. É bom chegar a este blogue e ver aquilo que um dia também gostava de ter, um pedaço de terra e galinhas. E que belas alfaces, e os espinafres tão verdinho :)
    É bom ver como é tão simples fazer queijo fresco. Adorei a explicação e farei a experiência. Depois conto como correu, vou usar tudo meio gordo, e metade do leite em pó. Segundo vejo sabe demasiado. Depois volto para contar. Bom fim.de.semana

    ResponderEliminar
  6. Olá Mónica!

    Em que farmácia é que compraste o coalho? Já procurei em várias e não encontro.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na farmácia perto da minha casa também não havia mas perguntei se podia encomendar e disseram-me que sim. Uns 2 ou 3 dias depois telefonaram-me para ir buscar.

      ;-)

      Se não conseguires encontrar combinamos e envio-te.
      Depois diz qualquer coisa...

      Eliminar
  7. Estamos treinando, meu marido e eu, arduamente nos "Queijinhos Frescos" como os de Portugal!Vivemos nos Estados Unidos e, na maioria dos supermercados Portugueses ha queijinhos a venda, mas sinceramente...eu nao aprecio pois fazem-nos muito "grossos" sem aquela maciez dos queijinhos que costumo comprar nos Supermercados de Portugal quando ai vou de ferias.....Ja fizemos varias receitas, e ainda nao resultaram como nos desejamos! Aqui nao temos Leite do Dia, e muito menos o extraordinario Leite Vigor, temos leite empacotado Parmalat, e temos o leite comum em garrafoes de 1Galao + ou - 4 litros....
    Amanha acho que vou tentar esta receita, deseja-me sorte . . . . . :-)
    Depois espero dizer qual o resultado, se nao perder este Site ! ! !
    Por favor pode enviar-me para o meu e-mail, a morada daqui...nao consigo guarda-la.
    Muito obrigada
    Maria Helena
    1MariaDeLisboa@GMail.com

    ResponderEliminar
  8. Que tal tentar usar 4 c/sopa de agua e mais 4 c/sopa de vinagre branco para um litro de leite

    ResponderEliminar
  9. Criamos um grupo no facebook para aprender juntos a fazer bons queijos. Este é o link: https://www.facebook.com/groups/aprendiendodequesos/

    ResponderEliminar
  10. Criamos um grupo no facebook para aprender juntos a fazer bons queijos. Este é o link: https://www.facebook.com/groups/aprendiendodequesos/

    ResponderEliminar