sexta-feira, fevereiro 24, 2012

A minha horta


Ao que parece escolhi o pior ano e a pior época para começar a horta.
Em Dezembro chuviscou uns dias. Em Janeiro nem uma gota. Em Fevereiro para além de não chover fez geadas muito fortes. Mas mesmo contra tudo a minha horta vai crescendo. É certo que cresce devagar, devagarinho... mas melhores dias virão.

As alfaces já não cabem nos garrafões. Espero que a geada não as estrague.
Estas são alfaces de folha lisa:





Alface frisada:





As ervas aromáticas: coentros e salsa





As primeiras flores dos morangueiros:





Os espinafres:





Os alhos:





As favas e o cebolo:





As batatas:




Sem chuva e com tanto frio a horta tem desenvolvido muito pouco.
Onde tenho tido resultados visíveis é na capoeira. Os franguinhos cresceram e mesmo com o frio não morreu nenhum. Estão saudáveis e gordinhos. Graças à minha avó que trata deles como se fossem bebés. Solta-os durante o dia e ao fim da tarde são recolhidos. Comem cereais, milho partido, ervas e restos de legumes que guardo para eles.



As galinhas poedeiras são pequenas e ainda não põem ovos. Estou desejosa... quero ter ovos caseiros.

À 2 semanas a minha capoeira recebeu novos habitantes. Dois casais de codornizes e um casal de galinhas da raça Sussex. São lindos!




Vieram da: 


O Nuno tem várias raças de galinhas, codornizes e outras aves. Visitem o site e vejam as diferentes espécies e raças. Ele compra os ovos e tira-os na chocadeira. Tornou-se um hobbie e depressa contagiou familiares e amigos. Incluindo eu e o meu marido... lol

38 comentários:

  1. É sempre bom sabermos de onde vem o que comemos... Mas deve dar tanto trabalho...
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Adorei. As alfaces e as ervas aromáticas estão com muito bom ar. E as galinhas, quando começarem a produzir ovo vais ver-te aflita para os escoar.

    Ouvi dezer que para a semana caem ens pingos de chuva: não é muito mas já ajuda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim, Ondina! Quero fazer muitos pãos-de-ló com ovos caseiros
      ;-)

      Chuva???? Será?

      Eliminar
  3. mesmo com a falta de chuva a tua horta tem muito bom aspecto.
    eu também tenho várias coisas semeadas, mas os pobres dos tomateiros foram-se todos à vida com os frios que têm caído durante a noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada Risonha,
      os meus também morreram (mesmo protegidos pelo garrafão) :-(

      Eliminar
  4. Isso esta a crescer a olhos vistos, tudo muito bem tratadinho.

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica linda, há quanto tempo....
      A horta e os bichinhos tão lindos.
      Agora já posso dizer "oh vizinha, arranja me um pézinho de salsa?" lololol
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Obrigada Mónica,
      comecei a horta num ano difícil mas não posso ficar desmotivada. Passo os fins-de-semana a tirar as ervinhas porque não há nada para colher

      :-/

      Eliminar
  5. Olá.
    Venho só dar uma sugestão.
    Nos viveiros e hortos vendem-se umas telas brancas ao metro que servem para proteger da geada, se estás com receio pelas alfaces, devias experimentar.
    Aqui costumo encontrar no armazém onde compro o milho e a ração e não é muito caro.

    Beijinhos e boa sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      obrigada pela dica.
      Já vi no Aki e MaxGarden essa tela branca (não é tecido nem papel) mas ao metro não sabia que havia. Vou procurar porque as minhas alfaces não cabem nos garrafões e tive de tirá-los mas a geada está a estragá-las.

      Obrigada, obrigada!

      Eliminar
    2. É isso mesmo, (não é tecido nem papel)...
      Eu encontro facilmente ao metro, se não encontrares, posso arranjar aqui e mando-te, se precisares é só dizer.

      Eliminar
  6. Olá Mónica,

    Tb tenho galinhas de raça (ameraucanas,marans,orpington buff e brakel) quando tiveres uma chocadeira trocamos uns ovos! Que dizes?

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui,
      o que aconteceu com o teu blog?

      Eu estou mais interessada nos ovos para cozinhar. Lololol... O meu marido é que anda a pensar nisso. Se tiver noticias boas aviso-te.
      Mas se quiseres contacta o Nuno, ele é meu primo. Talvez esteja interessado nas raças das tuas galinhas. Fala com ele. No site a CAPOEIRA DO NUNO está o e-mail dele.

      ;-)

      Eliminar
    2. Olá Mónica,

      Esqueci me de te dizer que estas galinhas poem ovos verdes,castanhas e brancos uma alegria para as crianças aqui de casa!

      Cumps

      Eliminar
  7. Adorei ver a tua horta... está linda!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sílvia,
      se colher dela algum Toffee Crispy mando-te!
      ihihihihi...

      Eliminar
  8. Parabéns Mónica!

    Uma horta dá mesmo muito trabalho e eu ainda não tenho nada na minha por causa da chuva, ou melhor, pela falta dela.
    O fim-de-semana passado o meu sogro andou a plantar o cebolo e algumas alfaces e estive a ensinar-lhe a técnica do garrafão para ver se ajuda.

    Bom fim-de-semana.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Marta,
      este ano está a ser terrível. Acredito que a chuva quando vier será em força e é isso que temo.
      Bom fim-de-semana também para ti!
      E qdo iniciares a tua horta partilha comigo

      ;-)

      Eliminar
  9. Oh pah que inveja... quem me dera ter uma hortinha... pena é que o tempo tem estado assim...

    Bjocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Pois é... uma chuvinha e menos geada vinha a calhar
      ;-)

      Eliminar
  10. Então os tomateiros já deram tomates (risos)?...
    Prontos, já sei porque não chove "cheta" este ano: Foi porque você se lembrou de se meter na horticultura...
    Já vou fazer queixinhas ao São Pedro...para a não deixar entrar no Paraíso...

    Agora mais a brincar (porque eu estava a falar a sério...):
    Confesso que estou muito preocupado com esta falta de chuva, pois a terra está seca, seca, seca!
    Não sei não, mas desconfio que isto não augura nada de bom...
    (Mas como sou Profeta das Boas Novas...então auspicio que os Céus ainda serão generosos para com os humanos, e mandarão a desejada chuva!)

    Mas você até que já tem muita coisa na horta, pois eu neste momento só tenho favas, espinafres, umas couvinhas ainda de palmo e meio, umas beterrabas "hibernadas"...e umas alfaces nascidas de sementes caídas de 2011 (pois eu não as semeei este ano). E na semana passada semeei ervilhas.
    As minhas culturas e verão, e neste caso tomates e pimentos, semeio ou no dia 29 deste mês ou então no dia 8 de Março. As cucurbitáceas ainda não decidi (ou em Março ou em Abril?).
    Saudações,
    António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António,
      nem os garrafões salvaram os tomateiros e os pimenteiros. Você tinha razão...

      E sim, acho que a culpa foi minha! S.Pedro ficou louco qdo descobriu que eu dediquei-me à agricultura, ihihihihihi...

      Mas ela não fica lá. Quando vier vem em força e é isso que estou a temer...
      Este ano vai ser terrível, os preços dos legumes, vegetais e frutas vão disparar.

      As minhas ervilhas e favas não evoluem. Ontem descobri uns pés de favas queimados e as ervilhas estão a ficar amarelas. Também estão cheias de formigas grandes e vermelhas nos caules. Não sei se chegarei a comer favas e ervilhas, grrrr...

      Quanto às cucurbitáceas... tem de usar termos menos técnicos comigo ou esqueceu-se que sou principiante nisto?! ha... ha... ha...

      O meu marido queria semear melões e melancias mas acho que este ano não vale a pena. O tempo está trocado! No inverno não há chuva e no verão vai chover a potes.

      Enfim... veremos o que irá render a minha horta. Desistir é que não!!!

      Eliminar
    2. Eu também sou principiante, mas ainda é muito cedo para as melancias e melões, ou melhor, cedo não é, mas ainda está muito frio à noite para elas, pelo menos pelo que diz a minha sogra.

      Eliminar
    3. para afastar as formigas é so espalhar um pouco de cal branca em pó, pelo menos comigo resultou

      Eliminar
  11. Obrigada a todos, é muito gratificante ler os vossos comentários. É graças a vocês que continuo a partilhar as minhas fotos da horta e da cozinha.

    OBRIGADA!

    Bom fim-d-semana...

    PS: aos anónimos peço para que assinem os comentários. Não sei quem é a vizinha que quer um pézinho de salsa. Mas fique sabendo que salsa ainda não tenho, não cresce... mas coentros já arranjo! lolololol

    :-D

    ResponderEliminar
  12. BELA HORTA QUE AI TENS , PENA É NÃO CHOVER UM POUCO PARA OS LEGUMES SE DESENVOLVEREM MAIS.
    ESSAS GALINHAS TAMBÉM ESTÃO LINDAS E MUITO JEITOSAS....
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá São,
      obrigada! Realmente a chuva faz muita falta. A horta estava a precisar de uns chuviscos.

      Quanto às galinhas hoje foram três para o meu congelador :-P

      Bom domingo,
      bjs

      Eliminar
  13. Pois o tempo este ano não está de feição com os hortelões :-(
    Gostei muito das vossas galinhas de raça sussex :-)

    ResponderEliminar
  14. Olá. Que engraçado, usei o mesmo método dos garrafões na minha hortinha :)
    Adorei o teu blog, só estou triste por não o ter encontrado mais cedo!
    Estou ansiosa por ter um bocadinho e o visitar do princípio ao fim!
    Grande beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito do teu blog. Neste altura em que passamos por uma crise, a horta é uma óptima opção. Apesar de viver em apartamento tenho um pequeno terraço que talvez consiga pôr lá algumas coisas. Parabens no blog vou adicionar aos meus links de Amantes da Cozinha. Bjs

    ResponderEliminar
  16. estas de parabens por este espaço maravilhoso...a tua horta esta tao linda.ca em casa tb temos produtos fresquinhos no quintal...mts parabens bj

    ResponderEliminar
  17. Ola! Gostei muito de conhecer o teu blog e as tuas receitinhas, parabéns. ja sou seguidora!

    Visita tambem o meu recente cantinho
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Pois é este ano não à horta que resista, a minha mãe ainda vai regando, mas pelo que se prevê daqui a um tempinho não se pode. Ela tb usa a técnica dos garrafões, achei mesmo engraçado quando vi.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  19. Adorei a tua hortinha Mónica assim como as tuas receitas e, embora não seja a primeira vez que aqui venho, e te visito, só agora me dei conta que ainda não era tua seguidora hehehe. Por isso aqui está a tua seguidora numero 500, bonito numero não achas? Parabéns!!

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  20. olá,
    parece que resolvemos começar uma horta num ano dificil, eu tambem estou a começar uma este ano não esta a ser fácil, para dificultar mais ainda tenho um visitante que me vai comendo algumas coisas, um coelho, não sei como me livrar dele.
    felicidades par si,
    se quiser dar uma espreitadela:
    http://aprimeirahorta.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Adorei a sua horta!!Parabéns e Sucessos!1 Gostaria muito de ter uma hortinha, mas moro em apartamento, então não dá!! Mesmo assim tenho canteirinhos nas janelas com cebolinhas, manjericão, capim limão, melissa...Adorei as galinhas, são fofas!!Bjs.

    visite-me em: http://degustarleresonhar.blogspot.com

    ResponderEliminar