domingo, Fevereiro 05, 2012

Farinha Torrada



As origens deste doce encontram-se envoltas em mistério. Sabe-se que remonta ao final do século XIX. Consta que terá começado por ser um remédio caseiro contra maleitas como a constipação e tosse. Terá, também, embarcado com os pescadores da vila marítima. A Farinha Torrada de Sesimbra, um bolo seco e de grande duração, servia de alimento durante a faina em mar alto. Agora, no âmbito do Programa Integrado de Valorização da Frente Marítima de Sesimbra, a especialidade saltou do âmbito caseiro e tornou-se moda nas pastelarias e lojas gourmet da região.
Como muitas das coisas boas, a receita é simples: Farinha de trigo, ovos, chocolate, açúcar amarelo, canela, raspa de limão. Tudo misturado, espalha-se num tabuleiro e vai ao forno à temperatura média durante 20 minutos. Depois de cozido, corta-se em quadradinhos.
          in Sapo Sabores


A família do meu marido é de Sesimbra e está ligada à pesca e ao mar. Contaram-me que em tempos a Avó preparava esta receita para o Avô levar para o mar. Esta publicação é uma homenagem à Avó Fausta que nos deixou em Maio com uns lindos 92 anos.

A receita que vou publicar é da família e a preparação adaptei à minha melhor ajudante na cozinha, a Bimby. Experimentem e digam-me se esta receita não é fantástica! Façam e saboreiem ainda morna... é uma tentação!

A última vez que comi Farinha Torrada (antes deste quadradinho que estou a comer neste momento, hummm...) comprei na loja Espigas na Azóia. Visitem e provem, além da Farinha Torrada, os bolinhos caseiros de Amêndoa, Canela e ainda o maravilhoso pão e os queijos frescos.



Farinha Torrada de Sesimbra

Ingredientes:

500 g açúcar amarelo
500 g farinha
4 ovos
1 tablete de chocolate
1 colher de sopa de canela
raspa de 1 limão

Preparação:

Deite no copo o chocolate partido grosseiramente com as mãos e dê 3 toques de Turbo. Deite os restantes ingredientes e programe 1 min / vel. espiga .



Barre um tabuleiro com manteiga ou forre com papel vegetal e verta o preparado, polvilhe com farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos.



a adaptação à Bimby tirei do Mundo Receitas Bimby

18 comentários:

  1. Esta receita é para guardar e testar em breve. Gosto de bolos assim, simples. E se se conservarem bem, tanto melhor, posso levar para o trabalho a conta gotas. Já gosto sem ter experimentado!

    ResponderEliminar
  2. Uma receita com história(bem lenda por sinal) e deve ter um sabor extraordinário!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  3. então e para aqueles pobres que não têm a máquina maravilhosa ?
    como é que se faz a dita cuja ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diogo,
      acho que és o seguidor mais antigo deste blog! Vieste comigo do Petiscos e passas sempre por cá. Gostei de ver-te por aqui ;-)

      Esta receita é muito simples... parte o chocolate em pedacinhos, junta todos os ingredientes e amassa.

      Beijinhos e bons cozinhados!

      Eliminar
  4. Parece uma delícia, se tivesse todos os ingredientes ia testar agora mesmo.
    Adoro testar coisas novas *-*

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Andava eu na pesquisa desta receita e.....Hei-la!!!!! Obrigada pela partilha.É só fazer pelo metodo tradicional.Bom trabalho. Beijoss

    ResponderEliminar
  6. adoro sei duvida e eu ja comi farinha torrada em se simbra a onde estudai 2 anosss adoro obringado pela reseita

    ResponderEliminar
  7. Estive este fim de semana em Sesimbra e deram-me a provar essa pequena maravilha!! Até pedi à senhora para me arranjar para trazer cá para casa!! Vou ter de experimentar!!

    ResponderEliminar
  8. Amo acabei de fazer está deliciosa.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pela receita, sou neto de PESCADORES de Sesimbra e a minha Tia Avó fazia este bolo, tinha ainda uma variação feita na frigideira que era uma delicia e se guardava nas gavetas em caixas de cartão, mas esta ja me chega. Nuno

    ResponderEliminar
  10. passando por acaso a procura desta receita descobrí o blog...testei ..resultou..Obrigada !

    ResponderEliminar
  11. Testei a receita ..sem bimby, e saiu muito bem ! Obrigada por partilhar :)

    ResponderEliminar
  12. ainda não provei, mas o aspeto, já é uma delicia... Adoro! Obrigada(o) por partilharem.

    ResponderEliminar
  13. Ola, fiquei maravilhado com esta receita.A minha querida mãe que já se finou há 39 anos, costumava faze-la la em casa em Santana ,Sesimbra e nos adorávamos comer FARINHA TORRADA.Ja me tinha esquecido deste petisco.Obrigado A, Macedo

    ResponderEliminar