terça-feira, janeiro 31, 2012

Quando a preguiça...

...é mais forte do que eu!

Tenho dias que não me apetece cozinhar. Falta-me vontade e inspiração. À outros dias que enfio-me na cozinha e só saio de lá quando tenho o congelador 'recheado'. Ontem à noite foi um dia assim... fiz 3 doses e congelei. Quando tiver naqueles dias de preguiça é só abrir o congelador e... forno.

No fim-de-semana acordei muito cedo e fui ao mercado. Comprei legumes frescos e fui buscar o meu Cabaz Prove que também vem sempre bem aviado.

Os meus alhos-franceses baby:



Cheguei a casa e enquanto aquecia o caldo verde e preparava os hambúrgueres de peru para o jantar decidi fazer um prato de bacalhau com legumes. Fiz algumas alterações à receita original mas a inspiração veio do blog Papinha Doce



 
Bacalhau com Camarão e Legumes
a receita original veio daqui

Ingredientes:

2 postas de bacalhau
500 g de batatas para fritar
alhos franceses
300 g espinafres frescos
3 cenouras grandes
1 cebola média
2 dentes de alho
300 g camarão descascado
500 g leite
60 g manteiga
40 g de farinha
azeite
sal, pimenta e noz moscada q.b.
pão ralado para polvilhar


Preparação:

Num tacho com água coza as postas de bacalhau. Depois escorra, retire as espinhas e reserve.
Entretanto descasque as batatas e corte-as muito fininhas (batata palha). Frite-as em óleo quente e abundante ou use a Actifry.


Coza os espinafres em água temperada de sal e depois escorra-os. Saltei-os com alho e azeite. Reserve.
No copo da Bimby coloque o azeite, o alho francês e a cebola, refogue 7 min. vel. 1 temp. 100ºC. Rale a cenoura e junte ao refogado. Programe 10 min. vel 1 temp. 100ºC. Adicione o camarão e o bacalhau desfiado e programe 2 min. vel. 1 temp. 100ºC.
Num tabuleiro deite o preparado de bacalhau e adicione a batata palha. Envolva e espalhe por cima os espinafres salteados. Reserve.


Sem lavar o copo da Bimby prepare o molho béchamel juntando o leite, a manteiga e a farinha e programe 7 min. vel 3. temp. 90ºC. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
Regue o bacalhau e espinafres com o molho béchamel e polvilhe com pão ralado. Leve ao forno até dourar
(neste caso depois de polvilhar com pão ralado e arrefecer coloquei as tampas de plástico e congelei).
Sirva com salada.





Nota: é uma receita trabalhosa mas como faço para várias refeições acaba por compensar. Foi um dos melhores pratos de bacalhau que já fiz até hoje, hummmm...

9 comentários:

  1. este bacalhau ficou delicioso, com muito bom aspecto :)

    esta dica de fazer e congelar é muito util, e a comidinha caseira fica sempre boa e barata :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mónica isso é que foi trabalhar :)
    Como conseguiste partir assim as batatas, tens algum utensílio?

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. eu também gosto de passar serões na cozinha a preparar comida para congelar, mas ultimamente tenho andado ocupada com vários projectos e não tenho tido tempo para essa actividade.
    gostei desta tua receita.

    ResponderEliminar
  4. UAUUUUU TAMBEM QUERO SER ASSIM, grande ideia eu a sopa fazia eo slegumes preparados para fazer a sopa refeições só mesmo quando sobrava mas grande ideia, obrigado, beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficou com muito bom aspecto esse prato. E uma ideia excelente sem dúvida!
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Eu também gosto de fazer umas doses de bacalhau a mais... Sabe bem ter umas reservas no congelador para os dias em que não apetece ir para a cozinha. Este tem excelente aspecto.
    O que eu adorei foi as batatinhas palha. É mesmo à mão ou tens algum utensilio para as cortares assim?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Venho agradecer a tua visita e comentário,
    foi graças a ele que consegui chegar até cá.
    O bacalhau ficou com óptimo aspecto, boa sugestão a de
    congelar por doses, muito prático.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. É tão bom ter comidinha adiantada. Esse bacalhau está uma delicia com certeza.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. obrigada a todas pela visita e comentários

    vocês são uma parte muito importante deste blog e da minha vontade e inspiração para cozinhar e partilhar!

    obrigada...

    ;-)

    ResponderEliminar