domingo, janeiro 22, 2012

A cozinheira dedicou-se...


...à agricultura

Antes isso do que à pesca, ihihihihi...
É uma actividade recente. Desde o passado mês de Dezembro que começámos a preparar o terreno e a plantar alguns legumes.
Cá andamos entretidos e divertidos entre enchadas, pintainhos, ervas aromáticas, ancinhos, sementes, botas de borracha, coelhos comilões que atacaram a nossa horta e muitaaaaas, muitaaaas, muitaaaaas dores nas costas.
Não percebemos nada de agricultura. Procuramos divertimento, aprendizagem e como é óbvio cultivar legumes e vegetais para incluir na nossa alimentação seguindo as noções da agricultura biológica.

Como também é um tema reclacionado com comida e cozinha decidi, a partir de hoje, partilhar convosco momentos da nossa horta


Inicialmente era um terreno baldio com muita erva. Deitámos mãos à obra e cheios de vontade para cavar fomos transformando o terreno baldio numa pequena e simpática horta 'caseira'.
Os nossos conhecimentos são muito reduzidos mas a pouco e pouco vamos criando a nossa horta.



Começámos por semear favas e ervilhas. De seguida alhos, couves, alfaces e alhos-franceses. Uns dias depois morangos, espinafres, couve-roxa, grelos, bróculos, coentros, salsa, manjericão, piri-piri, hortelã e lúcia-lima.


Estava a correr muito bem... até os coelhos acharem que a nossa horta era um excelente restaurante e...... lá se foram as couves, os alhos e os espinafres, grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr...
Voltámos a plantar couves e espinafres. O meu marido fez uma vedação e, fica aqui prometido que, se os coelhos voltarem ao 'restaurante' publico aqui uma deliciosa receita de Coelho no Tacho de Barro com Batatas Fritas aos Cubinhos. Prometo! Lololol... :-D

Ontem estive a plantar mais alfaces, couves, espinafres, alho-francês, tomates e pimentos. Deixo-vos algumas fotos da nossa horta e das nossas plantas:



Os coentros ou a salsa (deste tamanho ainda não consigo distingui-los):


As alfaces:





As ervilhas:




As favas:




Os morangueiros:


 
Os tomateiros:
 (técnica do garrafão! já aprendi esta... resulta!!!)




Os espinafres:



Enquando andei a plantar o meu marido esteve a lavrar a terra e a preparar as courelas (ou talhões) para a próxima cultura. Depois vou dando as novidades.


Se alguém tiver ensinamentos e dicas para nos ajudarem a tratar da nossa horta e a obter boas colheitas então, por favor... usem os comentários e partilhem connosco!



PS: se no verão não colher 'frutos' desta actividade e se a única coisa que ganho é dores nas costas... dedico-me decididamente à pesca ou vou trabalhar para o bronze!! ihihihihihi...

15 comentários:

  1. Vai ver que o esforço compensa e colherá frutos do seu trabalho. Também iniciei uma pequena horta há pouco tempo e é muito gratificante ver o fruto do nosso trabalho. Força!

    ResponderEliminar
  2. Mónica, como eu gostava de ter um pedacinho de terra para fazer a minha própria horta. Não entendo nada do assunto, mas podia ser que aprendesse.
    Boa sorte para as plantações, não há nada melhor que ir à terra apanhar o que queremos comer.
    Um beijo e bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Eu sempre vivi no campo e tive a sorte de ter legumes, hortaliças e frutas biológicas. Quando colherem as vossas coisas vão ver como o vosso esforço compensou, é tudo tão saboroso e é tão gratificante saber que fomos nós que produzimos o que estamos a comer.

    Muitos parabéns pela iniciativa.

    ResponderEliminar
  4. Estou com uma pontinha (enorme!!!) de inveja: aqui a agricultura faz-se na varanda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas! Quem me dera esta horta!!!
      Mas isso é que foi trabalhar...
      bjs
      ju

      Eliminar
  5. Para como diz "começou recentemente" nestas lidas, não está mesmo nada mal. Até está muito bem lançada, com uma horta bem airosa e organizada.
    Parabéns!
    Apenas um "reparo": acho que os tomateiros não vão ter muito sucesso...pois é ainda muito cedo e eles são muito sensíveis ao frio. Há fortes possibilidades de "apanharem" o míldio. Oxalá me engane!
    Quanto ao resto das culturas está no bom caminho.
    Que a colheita seja auspiciosa!
    António

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Na minha casa também fazemos hortas, não conheço essa técnica do garrafão para os tomateiros, podes explicar?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta,
      acho que ainda é cedo para plantar tomates e pimentos por isso aconselharam-me a colocar por cima de cada planta um garrafão para fazer de 'estufa'.
      Também tenho nas alfaces e numa semana vi resultados. Experimenta!

      Corta-se a parte de baixo do garrafão e colocas por cima da planta.

      Vê este blog: http://canais.sol.pt/blogs/petelui/archive/2009/03/05/ALFACES.aspx
      aqui explicam todos os pormenores e tens muitas fotos a exemplificar.

      Eliminar
    2. Muito obrigada Mónica!
      Já vi darem outro uso aos garrafões, que é fazer uns furos no fundo e enterrar um pouco, semear os tomateiros em volta do garrafão e quando regar colocar agua dentro do garrafão de forma a regar junta da raíz da planta.

      Eliminar
  8. Olá

    Passando para convidar você para o sorteio
    de um Avental Lindo de Patchwork que tem no meu Blog!

    Vem Participar!

    Beijinhos Jê

    ResponderEliminar
  9. Olá Mónica, estou estupefacta com a tua horta!!! Está linda e ainda dizes que não percebes nada disso... andas a ver se nos enganas,lol :)
    Também já tenho couves, repoulhos, favas, ervilhas, alhos franceses, couve rouxa, alfaces, espinafres e algumas sementeiras que meu marido vez uma pequena estufa para proteger. Mas parece que não resultou, pois ele retirou os cestos das estufas e as cementeiras deram um pulo.
    É nuito gratificante colher os nossos próprios legumes e sabemos bem o que estamos a comer. Quanto aos coelhos, espero ver uma receitinha por aqui ;)

    Beijinhos e boas colheiras:)

    ResponderEliminar
  10. boa noite, antes demais parabéns pela horta,também tenho uma horta mas é mais pequena, a tua está muito bonita,a técnica do garrafâo eu utilizei nas alfaces para ver se crescem por causa do frio não passam do mesmo,sou nova nestas coisas mas não vou desistir,não desistas tambem vale sempre a pena, por esse andar a horta vai ser um sucesso. um beijinho Ana

    ResponderEliminar
  11. ja pensou em utilizar tecnicas de permacultura,site de nelson-avelar.planetaclix.pt,tem tecnicas optimas e economicas para criar uma horta

    ResponderEliminar
  12. Olá,parabens pela linda horta,vai bem lançada..Eu adoro remexer na terra é optimo para relaxar!!!!Tenho um jardim que não tem espaço para 1 horta.Adorei a dica do garrafão vou adoptar para algumas das minhas flores.Estou a adorar o seu blog.Beijosss

    ResponderEliminar