segunda-feira, Dezembro 26, 2011

O Natal...

...na minha cozinha



A ementa foi simples mas deliciosa! Na noite de consoada foi servido o tradicional Bacalhau com Todos. No dia de Natal preparei um Frango Recheado, Couves Salteadas com Broa e Migas de Caldo Verde e Feijão Frade.Um dia perfeito... uma ementa perfeita!

sábado, Dezembro 24, 2011

Feliz Natal

E como não há Natal sem Bolo Rei aqui fica a minha receita preferida (mas sem frutas cristalizadas) para fazer este bolo tradicional.
Uma receita dá para quatro pequenos mas generosos bolos rei ou rainha.
Embrulhados em papel transparente, com um laço bonito, uma etiqueta personalizada e decorados com fios de ovos resultam numa oferta muito simpática.


FELIZ NATAL




Bolo Rainha


Ingredientes:

350 g farinha
50 g sumo de laranja e limão
50 g leite
80 g açúcar
50 g manteiga
1 ovo
2 colheres de chá de vinho do Porto
casca de laranja e limão (sem a parte branca)
1 saqueta de fermipan (ou 25 g fermento padeiro fresco)
1 pitada de sal
frutos secos a gosto (usei nozes, amêndoa e pinhão)


Preparação:

Coloque o açúcar no copo e pulverize-o nas velocidades 5-7-9, ainda com a máquina a trabalhar junte as cascas de laranja e limão. Em seguida junte o leite e os sumos e programe 2 min., temp. 37º, vel. 2. Junte o ovo, a manteiga, o fermento e o vinho do Porto e o sal batendo tudo na vel. 5 uns seg. Junte metade da farinha e misture na vel. 6 durante 15 seg. Junte o resto da farinha e programe 3 min., vel. espiga. Deixe massa no copo até dobrar o volume.
Retire a massa do copo, incorpore os frutos secos e divida a massa em 4 porçoes. Molde os bolos, pincele com ovo batido e coloque mais frutos secos em cima do bolo.



Vai ao forno a 50° até dobrar de volume.
Retire do forno e suba a temperatura para 200°, coloque de novo o bolo no forno cerca de 25 mim.








Notas:
- para Bolo Rei adicione à massa as frutas cristalizadas picadas
- para levedar mais rapidamente coloco o copo da Bimby dentro do forno pré-aquecido a 50º

quinta-feira, Dezembro 22, 2011

Os preparativos...


...para o Natal

Neste ano (de crise!) optei por não fazer cabazes de Natal. As medidas de austeridade não chegaram só a Portugal como também à minha casa. Desta vez decidi fazer apenas alguns bolos rainha em miniatura mas isso fica para o próximo post.
Hoje venho só mostro-vos os cabazes natalícios que fiz no ano passado (e que acabei por não partilhar convosco por falta de disponibilidade).
Preparei-os com antecedência e dias antes do Natal comecei a distribuí-los pelos familiares e amigos mais próximos.

Fui comprando o material em diversas lojas. Os frasquinhos pequeninos para o piri-piri comprei na loja online Divertarte.



Comecei por fazer os licores porque quanto mais macerarem mais deliciosos ficam :-P 
Depois fiz a marmelada e pincelei-a com aguardente, coloquei uma folha de papel vegetal e reservei. Mais perto do Natal fiz o cappuccino em pó, sal marinho aromatizado com bagas de pimenta e ervas, o piri-piri e por último as bolachinhas de manteiga.

O piri-piri:



As bolachinhas de Natal:



Coloquei etiquetas para identificar as garrafinhas e os frasquinhos. Coloquei em cestos e embrulhei. Ficaram muito amorosos!