domingo, agosto 21, 2011

A primeira sopinha...

...do bebé

Quando fui mãe e chegou o momento da introdução de sólidos na alimentação da minha filha percebi que este tema é muito contorverso. Começa logo por perceber qual a altura certa para iniciar a introdução de sólidos e depois uma grande dúvida: "primeiro a papa ou primeiro a sopa?"
Eu segui o conselho da pediatra que acompanhava a minha filha e muitas das vezes o meu próprio instinto. Iniciei aos quatro meses e pela sopa.
Confesso que não foi fácil... mas não desisti. Preferi que ela conhecesse primeiro o sabor dos legumes em vez da deliciosa papinha. São opções e esta foi a que tomei...

Mais tarde surgiram novas dúvidas... "quais os legumes a introduzir?" e "qual a ordem dos legumes a introduzir?"
Segui a receita básica que a nossa pediatra recomendou: batata, cebola e cenoura. Para uns isto é um profundo disparate porque os bebés não gostam do sabor da cebola mas o que é certo é que connosco resultou. Ela gostou...
A partir daí fui introduzindo a cada 3-5 dias um novo legume. Ao longo do tempo fui percebendo os gostos e preferências dela e fui adaptando a textura, a cor, o sabor, e etc...

Para outro post fica outro assunto que muito preocupa as mamãs: "congelar ou não as sopinhas?"
Inicialmente como o bebé come muito pouco decidi ir fazendo as sopinhas à medida que era necessário. Depois comecei a confeccioná-las na Bimby e em maior quantidade (dava em média 5-6 sopas) que guardava em recipientes da marca BEABA e congelava. Normalmente fazia sopa dia sim, dia não.



A primeira sopinha
4 meses - 6 meses
para 2 doses



Ingredientes:
2 batatas
2 cenouras
1 cebola
200g água
5g azeite

Preparação:
Descasque e corte os legumes em pedaços. Deite no copo, junte a água e o azeite. Programe 20min, temp.100º e velocidade 2.
Depois de cozido triture na velocidade 5-6 durante alguns segundos.








Bom apetite, boa sorte e muita paciência!
 
 
 

sábado, agosto 20, 2011

Novidades! Novas receitas...

...neste receitóblog


A pedido de algumas mamãs decidi publicar umas receitas e fotos das sopinhas e lanches que preparei durante os primeiros meses (aquando da introdução de sólidos) da minha filha.
Todas as receitas foram testadas por ela embora umas foram MUITO aprovadas e outras... cuspidas! :-D
Vou sugerir ideias/receitas de sopinhas a preparar para os vossos bebés e também ideias de lanches e sobremesas.

Consultei alguns sites de bebés, fóruns e também alguns livros, um deles foi este: 





mais tarde surgiu algumas revistas de culinária para bebés como a BebéCulinária




Espero que gostem da novidade e que estas receitas sejam um ajuda para as mamãs de primeira viagem!


Nota Importante: é de salientar que segui os conselhos da pediatra que acompanhava a minha filha mas existem opiniões diferentes e devem respeitar e seguir as indicações dos vossos pediatras. As papas, legumes/vegetais e frutas a introduzir na alimentação dos bebés têm uma ordem específica. Eu, em cada receita, vou apenas sugerir a idade a partir do qual o bebé pode iniciar os legumes e frutas usados na receita consoante a lista/indicações da nossa pediatra.

quinta-feira, agosto 18, 2011

Encomenda E-Mercearia



 Eficácia e Rapidez!

Por ser membro da iniciativa "Os Melhores Blogues Portugueses de Culinária" recebi, na terça-feira, um e-mail da Lusitana com uma oferta bastante simpática! Um vale de 15 euros em produtos Espiga e Branca de Neve para gastar na nova loja online E-Mercearia. Depressa fiz a minha encomenda e hoje recebi os produtos que escolhi.




É rápido, muito cómodo e acessível. Gostei muito...

Em breve partilho convosco algumas receitas onde irei usar estes produtos.

Obrigada Lusitana e E-Mercearia!! 



segunda-feira, agosto 15, 2011