terça-feira, março 08, 2011

O tempo voa!

Os dias, as semanas e os meses passam à velocidade da luz...
Não consigo dedicar-me a esta cozinha como gostava. Ter um emprego, ser mãe, dona de casa e cozinheira é muito para a minha "camioneta"!

Nos últimos três meses acontecimentos muito bons e muito maus contribuiram para o meu afastamento. O aniversário da minha filha é, sem dúvida, o dia mais especial do ano...


Infelizmente a vida não é feita só de alegrias. Vi partir e tive de despedir-me duma pessoa muito importante e marcante na minha vida.
Estes dias de tristeza coincidiram com o dia de comemorar o 5º Aniversário do Diário da Cozinha! Agradeço a todos que deixaram uma mensagem de parabéns na minha página do Facebook, obrigada.

Em jeito de comemoração e para assinalar 5 ANOS DE BLOG acho que a cozinheira merecia ter uma prenda à altura do acontecimento (e que anda a ser "namorada" à uns meses...): uma KitchenAid. Não concordam?


Que tal? São giras, não são?
 ihihihihi...


Mas voltando ao prepósito deste blog... para compensar a minha ausência, hoje, Dia de Carnaval e Dia da Mulher vou deixar uma receita DIVINAL da Mafalda Pinto Leite e ainda uma foto da minha bruxinha:

Bom Carnaval!


Trifle Frutos do Bosque
(nome original: Camadas de Verão)
(fiz umas pequenas alterações e adaptei à Bimby)




Ingredientes:

500g de mascarpone, temperatura ambiente
2 colheres de sopa de açúcar
1 vagem de baunilha, sementes
2 iogurtes grego (usei açúcarado marca Danone)
1 pão-de-ló
2 chávenas de compota de morango (usei 1 frasco de Doce Morango Light Casa de Mateus)
1 pacote de frutos do bosque congelados (comprei no El Corte Inglés)
2 colheres de sopa de açúcar
morangos, mirtilos e framboesas para decorar


Preparação:
Prepare esta receita de pão de ló. Usei farinha Espiga e untei a forma com óleo Espiga. Rende um bolo enorme.


Para o creme: no copo da Bimby coloque a borboleta. Junte o mascarpone, as duas colheres de sopa de açúcar e sementes de baunilha. Junte o iogurte e programe 1 min, vel 4.

Para a compota de frutos do bosque: num tacho pequeno coloque os frutos e adicione duas colheres de sopa de açúcar. Leve ao lume durante uns minutos.

Corte o pão-de-ló em fatias. Numa taça coloque uma camada de pão-de-ló. Cubra com uma chávena da compota e um pouco da compota de frutos do bosque. De seguida uma camada do creme mascarpone.

Volte a repetir as camadas finalizando com o mascarpone. Nesta altura pode tapar com papel aderente e guardar no frigorífico por um dia.
Quando for servir decore com frutos silvestres, morangos ou com a compota de frutos do bosque.





Esta receita é para mim a descoberta da 8ª Maravilha do Planeta! A combinação de sabores, o creme delicioso de mascarpone e o bolo húmido e suculento fez desta receita e MINHA PREFERIDA de SEMPRE. Experimentem e digam-me se não tenho razão...

Vejam aqui o video da Mafalda Pinto Leite