terça-feira, março 08, 2011

O tempo voa!

Os dias, as semanas e os meses passam à velocidade da luz...
Não consigo dedicar-me a esta cozinha como gostava. Ter um emprego, ser mãe, dona de casa e cozinheira é muito para a minha "camioneta"!

Nos últimos três meses acontecimentos muito bons e muito maus contribuiram para o meu afastamento. O aniversário da minha filha é, sem dúvida, o dia mais especial do ano...


Infelizmente a vida não é feita só de alegrias. Vi partir e tive de despedir-me duma pessoa muito importante e marcante na minha vida.
Estes dias de tristeza coincidiram com o dia de comemorar o 5º Aniversário do Diário da Cozinha! Agradeço a todos que deixaram uma mensagem de parabéns na minha página do Facebook, obrigada.

Em jeito de comemoração e para assinalar 5 ANOS DE BLOG acho que a cozinheira merecia ter uma prenda à altura do acontecimento (e que anda a ser "namorada" à uns meses...): uma KitchenAid. Não concordam?


Que tal? São giras, não são?
 ihihihihi...


Mas voltando ao prepósito deste blog... para compensar a minha ausência, hoje, Dia de Carnaval e Dia da Mulher vou deixar uma receita DIVINAL da Mafalda Pinto Leite e ainda uma foto da minha bruxinha:

Bom Carnaval!


Trifle Frutos do Bosque
(nome original: Camadas de Verão)
(fiz umas pequenas alterações e adaptei à Bimby)




Ingredientes:

500g de mascarpone, temperatura ambiente
2 colheres de sopa de açúcar
1 vagem de baunilha, sementes
2 iogurtes grego (usei açúcarado marca Danone)
1 pão-de-ló
2 chávenas de compota de morango (usei 1 frasco de Doce Morango Light Casa de Mateus)
1 pacote de frutos do bosque congelados (comprei no El Corte Inglés)
2 colheres de sopa de açúcar
morangos, mirtilos e framboesas para decorar


Preparação:
Prepare esta receita de pão de ló. Usei farinha Espiga e untei a forma com óleo Espiga. Rende um bolo enorme.


Para o creme: no copo da Bimby coloque a borboleta. Junte o mascarpone, as duas colheres de sopa de açúcar e sementes de baunilha. Junte o iogurte e programe 1 min, vel 4.

Para a compota de frutos do bosque: num tacho pequeno coloque os frutos e adicione duas colheres de sopa de açúcar. Leve ao lume durante uns minutos.

Corte o pão-de-ló em fatias. Numa taça coloque uma camada de pão-de-ló. Cubra com uma chávena da compota e um pouco da compota de frutos do bosque. De seguida uma camada do creme mascarpone.

Volte a repetir as camadas finalizando com o mascarpone. Nesta altura pode tapar com papel aderente e guardar no frigorífico por um dia.
Quando for servir decore com frutos silvestres, morangos ou com a compota de frutos do bosque.





Esta receita é para mim a descoberta da 8ª Maravilha do Planeta! A combinação de sabores, o creme delicioso de mascarpone e o bolo húmido e suculento fez desta receita e MINHA PREFERIDA de SEMPRE. Experimentem e digam-me se não tenho razão...

Vejam aqui o video da Mafalda Pinto Leite

30 comentários:

  1. epahhhh...

    que maravilha de receita.. obrigada pela partilha..

    o meu mail é:
    sofia.a.goncalves@gmail.com

    obrigada

    ResponderEliminar
  2. Parabens Mónica, por tudo.
    A tua filha está linda.
    Parabéns pela receita está excelente.
    bjsss

    ResponderEliminar
  3. deve ser uma 8a. maravilha mesmo!! adorei passear por aqui!
    um bj doce
    roberta
    www.docesabobrinhs.com

    ResponderEliminar
  4. Esta receita parece realmente muito Boa! Aproveito para dar os parabens pelo blog que está realmente fantástico!:)

    Beijo
    Carla (simplesesaboroso@blogspot.com)

    ResponderEliminar
  5. Adorei o aspecto da tua sobremesa, parece-me divinal!
    E essa bruxinha? Que coisa mais linda, parabéns
    Um beijinho e bom feriado

    ResponderEliminar
  6. Bem amiga finalmente noticias!
    Lamento que tenhas perdido essa pessoa tao especial para ti, mas felizmente tens a Vi para te dar forças!
    Está linda de bruxinha e o bolinho dela foi mt giro.
    A receita de hoje é óptima para as dietas ;-)

    ps- quando voltas ao gugu dádá?

    Bjokas

    ResponderEliminar
  7. Eu queria oferecer uma maquina dessas a minha mae (ela ofereceu-me a actifry....)
    Onde compras-te??
    Eu as que vi axei foi pequenas...
    Ela faz bolos XXL para o meu avo... nao dava para fazer nas que vi.
    Beijos

    Ah.
    3 anos?? já??
    Estava linda a tua bruxinha :)


    Susana

    ResponderEliminar
  8. O bolo da filhota... lindo!!
    A sobremesa... excelente!! bjks

    ResponderEliminar
  9. ena amiga já passou 3 aninhos da tua filhota o tempo passa tão depressa mesmo,está linda a tua bruxinha...

    e parabéns pelo aniversário do teu blogue amiga 5 anos,bjokinhas grandes princesa

    ResponderEliminar
  10. Mónica espero que estejas de volta com muita força para continuares nesta cozinha virtual e na real ai em casa :), de facto a vida não é facil e por vezes as coisas não correm como queremos mas de uma coisa temos de ter a certeza estamos cá de passagem e temos de aproveitar ao máximo o bons momentos que nos proporcionam.
    Não conhecia a tua filhota e pela primeira vez vi uma bruxinha linda :)

    Esta sobremesa palavras para quê? :)

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    o teu bolinho está tão bonito, tão colorido, lindo, lindo adorei
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Adorei o blog, as receitas, td!!!
    Qria uma ajuda... vc sabe onde encontrar a batedeira KitchenAid, por um preço mais em conta aqui no Brasil?
    Bjos

    ResponderEliminar
  13. Monica, que blog fantástico! Já estou te seguindo!!!

    Beijos

    http://bistrohermanos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Oi Monica,
    Achei muito interessante o seu blog. Moro no Rio de janeiro e tenho um Restaurante bem legal mas muito aconchegante, onde eu e minha irmã fazemos uma cozinha simples mas muito gostosa. Te convidamos a conhecer:
    www.acasinhadesanta.blogspot.com
    Um abraço e sucesso

    ResponderEliminar
  15. Conheci o seu blog agora e estou encantada!

    O blog da minha Loja Gourmet:

    www.rotadossaboresgourmet.blogspot.com

    Receitas, curiosidades e novidades!!

    www.rotadossaboresgourmet.com
    info@rotadossaboresgourmet.com
    FB.: Rota dos Sabores Gourmet

    ResponderEliminar
  16. Que linda tua filha! O bolo ficou uma beleza.
    Amei teu blog.
    Bjos, Lú.

    ResponderEliminar
  17. A sobremesa parece ótima! Criei um blog de culinária e gostaria de compartilhar também: http://www.yeswecooking.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. UM QUE DELÍCIA DE RECEITA! PERFEITA!!
    TENHO UM BLOG QUE PASSA CONSELHOS AMOROSOS! E TEM CONSELHO MELHOR QUE UMA RECEITA DESSA PARA UM ENCONTRO! É CONQUISTA CERTA!
    equipeanjosdoamor.blogspot.com
    CONSELHOS AMOROSOS, DICAS DE MODA, SAÚDE E MTO MAIS! ABÇOS

    ResponderEliminar
  19. Olá Mónica. Aproveitei umas horas que tinha vagas e li o teu cantinho de alto a baixo. Gosto muito das tuas receitas e, principalmente, do modo simples e despretensioso como as confeccionas. Levei algumas para o meu "caderno de rascunhos" e pretendo fazê-las em breve. Tornei-me seguidora para voltar muito mais vezes. Beijinhos :))

    ResponderEliminar
  20. Nossa! Que sonho essas batedeiras, né? Meu sonho também! hahaha Mas nós merecemos mesmo.
    Beijinho
    Thaís Abath
    www.thaisabath.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Olá, essa receita é maravilhosa....

    Estou começando meu blog a pouco tempo o: http://www.cozinhadamarcela.blogspot.com/ Será que poderíamos trocar links??

    Beijos

    ResponderEliminar
  22. Adorei o seu blog! Também adoro cozinhar e estou começando meu blog de culinária. Parabéns, espero pela sua visita.

    ResponderEliminar
  23. Esse doce deveria também atender por tentação... que lindo e deve estar muito saboroso.

    ResponderEliminar
  24. Receita deliciosa! Aproveite e participe da promoção Eu quero ganhar um Cooktop da Jung! É só dar um RT e nos seguir no twitter! Clique e concorra! - http://bit.ly/jRZsjv

    ResponderEliminar
  25. maravilhoso aspecto, faz crescer agua na boca!adorei o seu blog parabens!terei tdo o prazer em a receber no meu cantinho.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  26. Nooooosssa! Adorei o seu blog e esta receita então... Convido-lhe a visitar o meu novo blog. Está fresquinho, mas promete! Bjs!

    ResponderEliminar
  27. Bom dia!!!
    Vim vistar-te e adorei o blog. Estou seguindo-o!
    Passe na minha cozinha para tomar um chá!

    Beijos
    Alessandra Macedo
    http://cozinhadaleca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. Concordo plenamente! Qualquer apaixonada pela stand-mixer KitchenAid, merece ter a sua! Eu desde novinha que sonho com uma e felizmente recebi uma cremezinha, a minha preferida! Agora gostava era de ter o extra máquina de gelado para lhe adaptar!
    Já fiz esta receita, é maravilhosa!

    ResponderEliminar