quinta-feira, setembro 30, 2010

Cupcakes ou Queques de Baunilha


Estou em casa com a minha filha. Fomos apanhadas por uma sinusite (eu) e uma conjuntivite (ela).
Já que temos de estar em casa aproveito para cozinhar e ela acaba sempre por participar e 'ajudar'. Desta vez fizemos uns queques que vi no programa "Dias com Mafalda".
Queques de Baunilha
Para 24 queques
110g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
225g de açúcar fino
2 ovos
275g de farinha com fermento
120ml de leite
1 colher de chá de essência de baunilha

Cobertura de queijo crème
60g de manteiga sem sal
300g de açúcar em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de sumo de limão
100g de queijo crème
Umas gotas de colorante
ou
Cobertura chocolate branco
200g de chocolate branco
200g de queijo creme
1 Aqueça o forno a 160º. Forre um tabuleiro de queques com as formas próprias e reserve.
2 Numa tigela grande bata a manteiga com o açúcar durante 5 minutos ou até obter uma mistura cremosa e de uma cor clara.
3 Adicione os ovos, um de cada vez, batendo uns minutos antes de adicionar o próximo. 
4 Numa outra tigela misture as farinhas e coloque o leite e a baunilha num jarro.
5 Adicione um terço da farinha à mistura de manteiga e incorpore. Deite um terço do leite e volte a incorporar. Repita o processo até toda a farinha e leite estarem incorporados. 
6 Divida a massa pelas formas preparadas. Leve ao forno durante 25 minutos ou até começarem a ficar dourados e esteja cozinhados no interior. 
7 Retire do forno e deixe arrefecer durante 10 minutos na forma antes de retirar. 


8 Entretanto faça a cobertura, bata a manteiga, o açúcar em pó, a baunilha, o sumo de limão e queijo crème até obter uma mistura cremosa. Adicione colorante se desejar cor e use. 
Se optar pela cobertura de chocolate branco, derreta o chocolate em banho-maria. Deixe arrefecer um pouco e incorpore o queijo crème e decore.

receita na íntegra de Mafalda Pinto Leite


terça-feira, setembro 28, 2010

No verão...

...sacudo o pó à máquina dos gelados

E no inverno fica mais esquecida. Para mim os gelados só são bem apreciados nos dias de calor. Neste verão fiz muitas receitas, experimentei vários sabores e ingredientes.
Ahh... e ainda tive a sorte de ser presenteada com uma caixa de 300 cones de baunilha da PROGELCONE, que vieram mesmo a calhar!

Vi, esta receita, pela primeira vez no receitóblog No Soup For You da Gasparzinha. A receita é deste famoso livro "The Perfect Scoop" de David Lebovitz:



A Gasparzinha adaptou as quantidades e este tornou-se o meu gelado preferido. É esta a receita que faço vezes sem conta. É este o gelado que desaparece mais depressa do meu congelador. E desaparece tão rapidamente que ainda não consegui tirar uma foto para vos mostrar. Fica apenas a promessa de, o quanto antes, trazer uma foto deste magnífico gelado.


Gelado de Café

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
240 ml de café de máquina muito forte
1 colher de sopa de café moído, não solúvel (opcional)
80 ml leite gordo
 
Preparação:
 
Prepare vários cafés bem fortes até que obtenha 240ml (uso 4 cápsulas Dolce Gusto Café Intenso ou 4 cápsulas Character Delta Q).
Misture bem o leite condensado, o café, o leite e o café moído (nunca coloco, prefiro sem o café moído). Coloque no frigorífico por 3 horas.
Leve à máquina de gelados, ou, em alternativa, coloque no congelador e vá batendo com a batedeira várias vezes durante a solidificação. Quanto mais vezes for batido, mais cremoso ficará.

quinta-feira, setembro 02, 2010

Gelado de Baunilha Mesclado com Framboesa


Na semana passada aproveitei as horas das sestas da minha filha (são as horas mais calmas do dia, lol...) para visitar alguns receitóblogs e procurar receitas de gelados.
Saltando de blog em blog cheguei ao Technicolor Kitchen da Patricia Scarpin. É um dos meus receitóblogs brasileiros preferidos. Ela é, para mim, a Rainha dos Gelados! Além disso as fotos da Patricia são espectaculares, até me dá vontade de puxar do monitor uma taça de gelado e provar todos os sabores, hummmm...

Depois de tanto escolher decidi começar pelo gelado de baunilha mesclado com framboesa, que à partida sabia que era uma delícia pois a Patricia baseou-se no livro "The Perfect Scoop" de David Lebovitz (outro dia publico a minha receita preferida deste livro - Gelado de Café).

Adaptei a receita da Patricia Scarpin à Bimby e fiz algumas alterações a gosto pessoal. Aqui está a receita:


Ingredientes:

Gelado de Baunilha:
240ml de leite
133g de açúcar
1 pitada de sal
360ml de natas frescas
1 vagem de baunilha
5 gemas grandes
½ colher de chá de extracto de baunilha

Mesclado de Framboesa:
160g de framboesas frescas
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de vodca (usei licor de ginjas caseiro)


Preparação:

Coloque no copo da Bimby o leite, o açúcar, o sal e 240ml de natas. Com a ponta de uma faca, abra a vagem de baunilha no sentido do comprimento, raspe as sementinhas com as costas da faca e adicione-as no copo. Junte a vagem também e programe 5 minutos, temperatura 100º, velocidade 2.  Retire o copo da Bimby e deixe arrefecer durante cerca de 30 minutos.

Volte a colocar o copo na Bimby e programe 10 min, temp. 80º, vel. 2. Numa tigela, bata as gemas com um fuê e em seguida acrescente metade do creme quente, em fio, misturando com o fuê continuadamente. Despeje a mistura de ovos no copo e volte a programar 10 min., temp. 80º, vel. 2.

Coe a mistura com um passador fino. Junte o extracto de baunilha e as restantes natas (120ml), envolva e coloque a vagem de baunilha. Leve ao frigorífico sem cobrir até arrefecer.

Coloque na máquina de gelados por 40-45 minutos.

Entretanto prepare o mesclado de framboesa: junte as framboesas, o açúcar e a vodca/licor numa tigela e esmague com um garfo (se usar framboesas congeladas, deixe-as descongelar um pouco). Coe a mistura com um passador fino, se não gostar de encontrar as sementinhas das framboesas, e reserve no frigorífico até à hora de usar.

Quando o gelado estiver pronto retire-o da máquina, intercale camadas de gelado e colheradas da mistura de framboesas dentro do recipiente, para obter o mesclado. Leve ao congelador por umas horas para solidificar.


Nota: na foto também aparece uma bola de gelado de morango que noutra ocasião partilho a receita