quarta-feira, Janeiro 27, 2010

Uma semana...

...no hotel com vista para o mar

O único senão é que não era um hotel mas um hospital.
Uma semana depois de completar 2 anos a minha filha quis passar por uma experiência nova. Mas o mais engraçado (sem ter graça nenhuma!) é que ela gostou. As auxiliares, as enfermeiras, as educadoras da sala de brinquedos e todos daquele hospital que se cruzaram com ela a encheram de mimos. Ela gostou tanto da experiência que quando teve alta e regressou a casa não queria entrar. Ficou à porta e dizia: "não, não mamã... não! bora... bora..."

Como tristezas não pagam dívidas e como odeio falar de doenças e hospitais (e como Graças a Deus agora tá tudo bem!) vou voltar ao dia da festa e mostrar-vos algumas das receitas que fiz:

Torta da Ddar
Photobucket


Esta deliciosa receita aprendi com a Dulce do blog (infelizmente desaparecido e que me deixa muito triste) Doces Cozinhados. Publiquei esta receita aqui no blog pela primeira vez em 2006 mas como apaguei o post volto a partilhar com vocês. É fantástica, experimentem!

Ingredientes:
5 ovos
o peso de 3 ovos em açúcar
o peso de 2 em farinha (+ 1 colher de sopa de maizena)
1 colher de chá de fermento

Recheio:
125 ml leite
125 ml água
1 ovo
1 gema
100 g açucar
40 g farinha de trigo
1 casca de limão ou 1 pau de canela

Preparação:
Misturar as gemas com o açúcar e bater muito bem, até ficar um creme esbranquiçado.
Bater as claras em castelo e peneirar as farinhas e o fermento. Envolver com cuidado e juntar alternadamente as claras e a farinha na massa. Vai ao forno a cozer num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado de farinha.
Quando estiver cozido é só desenformar, rechear e enrolar, barrar e enfeitar a gosto.
Recheio: Juntar a farinha, o açucar, ovo, a gema e mexer bem. Levar ao lume a mistura de leite e água e a casca de limão ou pau de canela até ferver. Juntar o leite + água à massa e mexer bem com a vara de arames para dissolver. Levar ao lume e deixar cozer até obter a consistência desejada, mexendo sempre. Transferir o creme para outro recipiente (frio) para parar a fervura e não ganhar grumos.
Quando a torta estiver cozida é só desenformar, rechear e enrolar, barrar e enfeitar a gosto.

Na Bimby: no copo coloque o açúcar e pulverize (vel. 5-7-9) durante alguns segundos. Coloque a borboleta e junte as gemas. Programe 5 min. vel. 4.
À parte bata as claras em castelo (usei o Speedy Chef da Tupperware). Retire o copo da Bimby e envolva na massa com cuidado as claras e a farinha com o fermento alternadamente.
Vai ao forno a cozer num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado de farinha.
Recheio: No copo da Bimby junte a farinha, o açucar, ovo, a gema, o leite e a água e programe 20 seg. vel.6. Adicione a casca de limão ou o pau de canela e programar ___ min. vel 4. Tirar o copo da Bimby e deixar arrefecer.

Quando a torta estiver cozida é só desenformar, rechear e enrolar, barrar e enfeitar a gosto.




Nota: como queria que o recheio fosse cor-de-rosa adicionei 2 colheres de sopa de pudim de morango.
Nnão me lembro do tempo exacto para preparar o creme do recheio. Quando fizer novamente esta receita actualizo este post.


Sugestão: podem duplicar ou triplicar a receita (já experimentei e saiu perfeita!)

sábado, Janeiro 09, 2010

Sonhos de Bacalhau

Esta receita saiu na revista Momentos de Partilha Bimby Nº 11 de Novembro 2009. Experimentei e gostei muito!

Sonhos de Bacalhau

Photobucket

Ingredientes:
300 g bacalhau, demolhado e desfiado
300g água
150 g farinha T65
50 g manteiga
50 g cebola
4 ovos, grandes
4 pés de salsa
1 dente de alho
1 colher de sopa de banha
1 colher de chá de fermento em pó
óleo para fritar
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Pese a farinha, junte o fermento e reserve.
Coloque no copo a salsa, a cebola, o alho e pique 3 seg. vel. 5. Retire e reserve.
Deite a água no copo, junte o bacalhau e programe 6 min. temp. 100º vel. colher inversa. Com a ajuda do cesto, coe o bacalhau e reserve a água.
Coloque no copo o bacalhau e desfie 3 seg. vel. 4 inversa. Reserve.
Coloque no copo 300g da água reservada, a manteiga, a banha e programe 3 min. temp. 100º vel. 1.
Junte a farinha e o fermento reservado de uma só vez, programe 15 seg. vel. 4. Retire o copo da base e deixe arrefecer durante 30 minutos ou até atingir 50ºC.
Numa taça com a ajuda de um garfo bata os ovos. Programe 20 seg. vel. 4, deite os ovos através do bocal da tampa. Junte o bacalhau, o picado de salsa e cebola reservado, o sal, a pimenta e programe 10 seg. vel. 4. Deixe repousar durante 15 minutos.
Com a ajuda de 2 colheres de sopa deite a massa dos sonhos em óleo quente e abundante. Frite-os em lume brando.

quarta-feira, Janeiro 06, 2010

Inevitavelmente...


...todos os anos neste dia lembro-me da Nanda e da sua Galette des Rois.
Todos os ano passava o dia 6 de Janeiro e prometia que para o ano é que fazia esta receita. Mas nunca cheguei a fazer. Perdi a oportunidade de dizer à Nanda como esta receita é deliciosa.

Galette des Rois da Nanda

Photobucket


Ingredientes:
2 placas redondas de massa folhada
125 g açúcar
125 g amêndoa ralada
125 g manteiga
2 ovos
1 gema

Preparação:
Coloque no copo da Bimby a amêndoa e triture, velocidade 5-7-9. Junte o açúcar, a manteiga e os ovos. Programe 30 seg. vel. 4.
Coloque uma placa de massa folhada no tabuleiro do forno sobre a folha de papel vegetal. Pique a massa com a ajuda de um garfo. Deite a mistura de amêndoa no centro da massa deixando cerca de 1 a 2 cm de margem. Coloque a segunda placa de massa folhada por cima da primeira e pincele a margem com gema. Cole as duas massas presionando o garfo na margem e no topo faça desenhos com o bico duma faca. Pincele com gema e leve ao forno.
Decore com uma coroa como é tradição ou com fios de ovos.



Photobucket