segunda-feira, outubro 04, 2010

Doce de Amora

A minha família contribui e eu agradeço!
Estas amoras foram colhidas pelos meus tios e vieram de perto da Serra da Estrela. Era uma grande quantidade (4 kg) por isso fiz licor, congelei 200g para fazer um gelado e com o resto fiz doce de amora.

Este post veio mesmo a calhar! Acabei de ler no blog 'Sabor e Saberes' que a Teresa está a promover um concurso, o "Doce Sabor" e com esta receita aproveito para participar.



Doce de Amora
(receita do livro base Bimby)

Ingredientes:

800g amoras
500 g açúcar amarelo
1 limão descascado e sem caroços
1 pau de canela

Preparação:

Coloque todos os ingredientes no copo, excepto o pau de canela, e triture 20 seg. vel. 5-6 (se preferir pode não triturar a fruta para obter um doce com pedaços). Adicione o pau de canela, de seguida programe 20 min., temp.100º, vel. 2 e depois mais 20 min., temp. varoma, vel. 2, com o cesto em cima da tampa para evitar salpicos.

Nota: se preferir um doce mais espesso e apurado programe mais 10 minutos em temperatura varoma.



Este Doce de Amoras Silvestres é a companhia perfeita para umas deliciosas panquecas.

8 comentários:

  1. Deve ser tão bom este doce. Obrigado pela participação no meu concurso. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Trago na memória o aroma e o sabor de um bom doce de amora caseiro. Posso provar?

    Se ainda não vos falei de mim, eis a minha história:
    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N3114

    ResponderEliminar
  3. Olá Mónica!
    "Acompanho-te" desde o Petiscos, depois passei a seguir-te aqui no blog, tive imensa pena quando apagaste os teus posts antigos, fiquei muito feliz quando voltaste a escrever aqui, e vou vendo quando tens novidades, e isto pq a tua maneira de cozinhar e de apresentar o que fazes me faz ter vontade de cozinhar também... Considero-me uma boa cozinheira mas às vezes não tenho vontade nenhuma de o fazer e venho aqui e vejo tudo tão bonito, tão arrumadinho e ganho vontade de ser melhor neste aspecto, e por tudo isso achei que te devia dizer...continua a cozinhar e a mostrar-nos o que fazes tão bem... Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto maravilhoso....
    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. esta receita veio na hora certa, moro em niteroi, e tenho tres pés de amora, só não conheço esse açucar amarelo posso subistituir pelo
    refinado.
    http://cozinhadohomem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Doce de amora é mesmo uma delícia! Que belo doce para comer com umas torradinhas nas tardes de inverno que se aproximam....
    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  7. Boa sorte para o concurso. Essa panqueca chama por mim!!!! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Não sei se me aconteceu só a mim, mas quando coloquei os segundos 20 minutos temperatura varoma, o doce ficou tipo uma pedra de amoras...

    ResponderEliminar