quinta-feira, setembro 30, 2010

Cupcakes ou Queques de Baunilha


Estou em casa com a minha filha. Fomos apanhadas por uma sinusite (eu) e uma conjuntivite (ela).
Já que temos de estar em casa aproveito para cozinhar e ela acaba sempre por participar e 'ajudar'. Desta vez fizemos uns queques que vi no programa "Dias com Mafalda".
Queques de Baunilha
Para 24 queques
110g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
225g de açúcar fino
2 ovos
275g de farinha com fermento
120ml de leite
1 colher de chá de essência de baunilha

Cobertura de queijo crème
60g de manteiga sem sal
300g de açúcar em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de sumo de limão
100g de queijo crème
Umas gotas de colorante
ou
Cobertura chocolate branco
200g de chocolate branco
200g de queijo creme
1 Aqueça o forno a 160º. Forre um tabuleiro de queques com as formas próprias e reserve.
2 Numa tigela grande bata a manteiga com o açúcar durante 5 minutos ou até obter uma mistura cremosa e de uma cor clara.
3 Adicione os ovos, um de cada vez, batendo uns minutos antes de adicionar o próximo. 
4 Numa outra tigela misture as farinhas e coloque o leite e a baunilha num jarro.
5 Adicione um terço da farinha à mistura de manteiga e incorpore. Deite um terço do leite e volte a incorporar. Repita o processo até toda a farinha e leite estarem incorporados. 
6 Divida a massa pelas formas preparadas. Leve ao forno durante 25 minutos ou até começarem a ficar dourados e esteja cozinhados no interior. 
7 Retire do forno e deixe arrefecer durante 10 minutos na forma antes de retirar. 


8 Entretanto faça a cobertura, bata a manteiga, o açúcar em pó, a baunilha, o sumo de limão e queijo crème até obter uma mistura cremosa. Adicione colorante se desejar cor e use. 
Se optar pela cobertura de chocolate branco, derreta o chocolate em banho-maria. Deixe arrefecer um pouco e incorpore o queijo crème e decore.

receita na íntegra de Mafalda Pinto Leite


14 comentários:

  1. Mas que bonitos ficaram os queques.
    Gostei muito da cobertura queijo creme. bjs

    ResponderEliminar
  2. Tenho um blog de receitas em Ingles e gostaria de saber se você pode me ajudar
    fazendo parceria de link comigo,desde já muito obrigado,e parabéns pelo trabalho que você faz com
    seu blog,aguardo contato

    http://recipeblogchef.blogspot.com/

    Recipes

    Tenho outros blogs que talvez possam interessar a você também para parceria,dê uma olhada:

    Vida de bombeiro
    http://www.heroisdavida.blogspot.com/

    Fluzão
    http://fluzaoeterno.blogspot.com/

    Curiosidades
    http://centraldascuriosidade.blogspot.com/

    Mensagens
    http://centraldoamorvirtual.blogspot.com/

    Um grande abraço e fico aguardo e torcendo para que você aceite a parceria.

    Caso tenha interesse entre em contato pelo blog http://recipeblogchef.blogspot.com/ ou pelo email
    lmturl@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha de receita, e que maravilha de blog! Adorei essa cozinha, agora venho visitar sempre! Bjão Débora http://cheirinhodetempero.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. olá!!! adorei seu blog, parabéns acabei d fazer o meu... meu tema tbm é culinaria, vou visitar o seu sempre... da uma passadinha no meu tbm.... bjs
    http://abiruculinaria.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Os queques estão muito bonitos! Estavam bons?

    A tua filha está enorme! :)

    Felicidades!

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,antes demais deixe me felicitá-la pelo seu excelente blog ,tem de facto receitas maravilhosas.Adoro queques e estes de bauninha não me ficaram indeferentes estão com um aspecto delicioso e muito bem decorados .Parabéns a si e a sua princesa,deve ter sido uma tarde muito agradável e uma maneira de passar o tempo quando estamos meia doentinhas.
    Grata pela atenção

    Cumprimentos
    augustaribeiro77@hotmail.com

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,antes demais deixe me felicitá-la pelo seu excelente blog ,tem de facto receitas maravilhosas.Adoro queques e estes de bauninha não me ficaram indeferentes estão com um aspecto delicioso e muito bem decorados .Parabéns a si e a sua princesa,deve ter sido uma tarde muito agradável e uma maneira de passar o tempo quando estamos meia doentinhas.
    Grata pela atenção

    Cumprimentos
    augustaribeiro77@hotmail.com

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde,antes demais deixe me felicitá-la pelo seu excelente blog ,tem de facto receitas maravilhosas.Adoro queques e estes de bauninha não me ficaram indeferentes estão com um aspecto delicioso e muito bem decorados .Parabéns a si e a sua princesa,deve ter sido uma tarde muito agradável e uma maneira de passar o tempo quando estamos meia doentinhas.
    Grata pela atenção

    Cumprimentos
    augustaribeiro77@hotmail.com

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde,antes demais deixe me felicitá-la pelo seu excelente blog ,tem de facto receitas maravilhosas.Adoro queques e estes de bauninha não me ficaram indeferentes estão com um aspecto delicioso e muito bem decorados .Parabéns a si e a sua princesa,deve ter sido uma tarde muito agradável e uma maneira de passar o tempo quando estamos meia doentinhas.
    Grata pela atenção

    Cumprimentos
    augustaribeiro77@hotmail.com

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde,antes demais deixe me felicitá-la pelo seu excelente blog ,tem de facto receitas maravilhosas.Adoro queques e estes de bauninha não me ficaram indeferentes estão com um aspecto delicioso e muito bem decorados .Parabéns a si e a sua princesa,deve ter sido uma tarde muito agradável e uma maneira de passar o tempo quando estamos meia doentinhas.
    Grata pela atenção

    Cumprimentos
    augustaribeiro77@hotmail.com

    ResponderEliminar
  11. Olá, gostava també de fazer cobertura para os queques mas n sei qual o creme de queijo q comprar, será q podes dizer qual o q usas para eu comprar igual?
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Monica, adoramos o seu bolinho de baunilha, te amamos. Nós também temos um blog, na nossa escola e é muito legal ter um blog. Você poderia enviar uma receita para a gente. O nosso blog é.
    www.culinaria31.blogspot.com.
    Um abraço,Daiane e Gabriela

    ResponderEliminar
  13. Aposto que foram belos os momentos que passaram juntas na cozinha. Por acaso também fiquei com essa receita debaixo de olho. Estão lindos!
    bjs

    ResponderEliminar