segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Parabéns...


...Diário da Cozinha



Faz hoje 4 anos que publiquei o primeiro post deste blog.
Faz hoje 4 anos que comecei esta aventura mas desisti a meio.
Voltei agora com muita vontade para cozinhar e partilhar as minhas receitas e fotos.


Voltei a tempo para festejar o 4º aniversário!


E para comemorar trouxe uma receita da revista Blue Cooking nº 44 (podem ver o blog aqui):




Bolachas de Manteiga

Ingredientes:
225 g manteiga sem sal à temperatura ambiente
150 g açúcar
½ colher de chá de sal
2 gemas grandes
1 colher de chá de essência de baunilha
320 g farinha
Opcional: raspa de limão, laranja, canela, chá em pó, etc...
Decoração: pepitas coloridas, açúcar em cristais, açúcar demerara, frutos secos picados, etc...

Preparação:
Sem Bimby: Numa taça grande, bata a manteiga e o açúcar com a ajuda de uma batedeira, até obter uma mistura fofa. Adicione, em seguida, as gemas, uma de cada vez, raspando as laterais da taça entre cada adição. Depois, junte a essência de baunilha e o sal. Com a batedeira numa velocidade baixa, vá misturando a farinha, até os ingredientes estarem bem combinados.
Pode adicionar à massa qualquer um dos ingredientes opcionais para dar um sabor diferente.
Embrulhe em papel aderente e leve pelo menos durante uma hora ao frigorífico.

Na Bimby: deite no copo todos os ingredientes e programe 20 seg. vel.6.

Notas minhas: na receita original usaram ¾ chávena de açúcar Mascavado Claro mas como só encontrei escuro preferi usar açúcar branco.
Assim que terminei a massa das bolachas transferi para uma folha de papel vegetal para bolos (é castanho e compro no LIDL, é óptimo!!) e fiz os rolos.



Foto-Reportagem:

Com a ajuda do papel enrole a massa como se fosse uma torta. Repita esta operação várias vezes para o rolo ficar perfeito.




Espalhe pepitas coloridas, açúcar em cristais, açúcar demerara, frutos secos picados ou o que preferir e faço o rolo deslizar por cima.
Aqui fiz com açúcar em cristais:






Aqui com duas variedades de pepitas coloridas:













Leve ao frigorífico durante 2 a 3 horas. Retire e corte as bolachas mais ou menos com meio centímetro de largura. Leve ao forno (ligeiramente afastadas porque as bolachas crescem durante a cozedura) a 200ºC, durante 12 a 15 minutos.






Estão prontas as bolachas, sirvam-se e festejem comigo o 4ºAniversário do Diário da Cozinha!



9 comentários:

  1. parabens pelo aniversario!
    adorei a receita!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, e que publiques muitas mais receitinhas, ainda bem que não desististe e voltaste.
    Adorei as tuas bolachinhas.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Para a minha filha qualquer pretexto é bom para fazer bolachas. Hoje fizemos corações para o são valentim. Vai levar amanhã para a escolinha. Mas também alinhava nestas tuas bolachas para o carnaval. A ver vamos...
    Ficarm muito lindas e coloridas!
    Parabéns pelo blog que acho um doce! Continua, nem que seja com pausas pelo meio. Sempre se volta com novo ânimo!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o seu blog, e vim aqui parar por causa destas bolachas maravilhosas e lindas.
    Adorei e fiz-me sua seguidora.
    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. Mónica, ainda me lembro que o teu blog foi se não o primeirissimo, um dos primeiros a fazer-me seguidora da blogsfera culinaria. Adoro-o, pois sempre achei que postas as receitas com muito cuidado e vê-se que as fazes com dedicação. Tenho imensa pena de não conseguir aceder ao Diario original... pondera a ideia... Ainda hoje faço o bacalhau à kotta, lembras-te? :) Fico mt contente por retornares ao blog com tanta energia. Bjs!!!

    ResponderEliminar
  6. A minha filha mais velha adora esses confettis que puseste nas bolachas, ela até assim os come, quando me apanha desprevenida. Vai ficar louca com estas bolachas!

    ResponderEliminar
  7. Na verdade, eu era uma leitora assídua do seu blog. Estava ele adicionado aos meus favoritos, sempre ia espreitar e apontar muitas delícias que a Mónica fazia (ainda não tinha eu blog) Até que um dia deparei com um post FIM, com uma belíssima fotografia e no qual a Mónica dizia haver coisas mais importantes. Fiquei triste embora compreendesse perfeitamente pois estava à espera da minha bébé e sabia que quando ela nascesse me iria absorver todo o tempo:) Eis que há poucos dias ao comentar num blog, descobri-a de novo em acção e fiquei maravilhada! Muito obrigada por dar continuação a um projecto tão bom e útil quanto o seu! Parabéns pelos 4 anos de delícias! E venham muitos mais de tão rica partilha!
    beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns atrasados!...
    4 anos, ainda que com interrupção é obra!
    Eu tb era das fieis seguidoras, que um dia ficou com pena pelo "intervalo".
    Vem quando puderes, nós estaremos cá!
    Babette

    ResponderEliminar
  9. As bolachas ficaram lindas :-)

    Parabéns pelo aniversário :-D

    Bjokas

    ResponderEliminar