quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Bacalhau da Sogra

Uso a Bimby com muita frequência mas à receitas que continuo a preferir fazer da forma tradicional (ainda que use a Bimby para triturar a cebola, os alhos, às vezes fazer o refogado, outras vezes fazer o béchamel ou até fazer o acompanhamento da refeição).
Neste prato de bacalhau usei a Bimby apenas para picar os alhos, o resto da receita fiz nos tachos e panelas. Por isso para quem segue este blog e as minhas receitas à uns anos e anda triste porque ultimamente só encontra receitas para fazer na Bimby aqui vai uma receita dedicada a vocês - Bacalhau da Sogra.
A receita tirei da revista Teleculinária nº 1604 (4 de Janeiro de 2010) mas em vez de couve portuguesa usei couve lombarda. Adorei!


Photobucket


Bacalhau à Sogra

Ingredientes:
1kg bacalhau demolhado
1 kg batatas
1 couve portuguesa ou couve lombarda
2 cenouras
5 dentes de alho
3 ovos
3 dl azeite
2 colheres de sopa de vinagre
1 folha de louro
azeitonas q.b.
sal q.b.

Preparação:

Descasque as batatas e as cenouras, lave-as e corte as batatas ao meio. Limpe a couve, corte-a em pedaços, lave-os e deixe-os escorrer. Leve ao lume um tacho com água, deixe ferver, tempere com sal, junte as batatas e as cenouras e deixe ferver.
Adicione os ovos, a couve e o bacalhau e deixe cozinhar até que fique tudo cozido.
Escorra, deixe arrefecer um pouco, retire o bacalhau e limpe-o de peles e espinhas lascando-o.
Corte as batatas em pedaços e as cenouras em rodelas. Descasque os ovos. Num prato largo de barro. coloque camadas alternadas de batata, couve, bacalhau, cenouras e rodelas de ovos cozidos.
Descasque os alhos, pique-os finamente, deite-os para um tacho, junte o azeite e o louro e leve ao lume até os alhos ficarem douradinhos. Adicione o vinagre, deite sobre a mistura do bacalhau e leve ao forno até ficar bem quente.
Depois sirva decorado com azeitonas e, se quiser, também com salsa.


Photobucket

7 comentários:

  1. Olá!

    Obrigada pela tua visita (espero que não leves a mal de tratar-te por tu...)!!!!

    Não, lavo sempre a minha bimby à mão, pois tb acho que lhe dá mais saúde.

    Gosto de vir aqui cuscar as tuas receitas!

    Beijinhos!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Maravilha :-)

    Este bacalhau ficou bem ao meu gosto :-)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  3. adorei esse prato de bacalhau.
    é incrivel a quantidade de pratos que se pode fazer com ele.
    essa receita vai para os meus favoritos

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Por momentos assustei-me e achei que a receita era mesmo da sogra :-)
    Vou experimentar já que adoro bacalhau...
    Ainda bem que dás receitas normais para quem como eu na tem a bimby.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Mónica, deliciei-me com este bacalhau, pois adoro juntar-lhe couves, fica sempre muito saboroso. Esta receita fez-me lembrar os primórdios do teu blog, não sei porquê :) Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá
    tenho de agradecer por esta receita optima de bacalhau. Estav eu naqueles dias que nao sabia o que fazer para o almoço(devo confessar que é praticamente todos os dias) e deparei-me com esta receita. Facil, rápida e optima. Cá em casa todos gostaram.
    Bjs

    ResponderEliminar