quarta-feira, janeiro 06, 2010

Inevitavelmente...


...todos os anos neste dia lembro-me da Nanda e da sua Galette des Rois.
Todos os ano passava o dia 6 de Janeiro e prometia que para o ano é que fazia esta receita. Mas nunca cheguei a fazer. Perdi a oportunidade de dizer à Nanda como esta receita é deliciosa.

Galette des Rois da Nanda

Photobucket


Ingredientes:
2 placas redondas de massa folhada
125 g açúcar
125 g amêndoa ralada
125 g manteiga
2 ovos
1 gema

Preparação:
Coloque no copo da Bimby a amêndoa e triture, velocidade 5-7-9. Junte o açúcar, a manteiga e os ovos. Programe 30 seg. vel. 4.
Coloque uma placa de massa folhada no tabuleiro do forno sobre a folha de papel vegetal. Pique a massa com a ajuda de um garfo. Deite a mistura de amêndoa no centro da massa deixando cerca de 1 a 2 cm de margem. Coloque a segunda placa de massa folhada por cima da primeira e pincele a margem com gema. Cole as duas massas presionando o garfo na margem e no topo faça desenhos com o bico duma faca. Pincele com gema e leve ao forno.
Decore com uma coroa como é tradição ou com fios de ovos.



Photobucket

2 comentários:

  1. Ficou linda!.. Ela onde está sabe que tu gostas-te!..
    A melhor homenagem foi teres feito.
    beijnhos grandes

    ResponderEliminar
  2. Esta galette está divinal. Bem à altura da nossa saudosa Nanda. Sinto muitas saudades dela sabias? curiosamente tenho-lhe um grande carinho. Numa das trocas de natal, calhou-me uma vez como AS e enviou-me umas coisinhas feitas por ela que guardo com muito carinho.

    Ela era da minha idade e acredita que penso muitas vezes nisso :-)

    Bjokas doces

    ResponderEliminar