quarta-feira, outubro 14, 2009

Pataniscas de Bacalhau


Photobucket


A minha avó Madalena fazia as melhores pataniscas do MUNDO!
Lembro-me de, em criança, detestar bacalhau mas adorar as pataniscas da minha avó. Não eram fofas nem estaladiças como normalmente são. Eram finas e macias, de toque delicado.
Infelizmente uma doença complicada afastou a minha avó da cozinha e da sua vida normal e por este triste motivo nunca mais fez as suas pataniscas.
Ainda hoje consigo fechar os olhos e na memória tenho aquela imagem das finas e deliciosas pataniscas numa travessa de barro.

Depois de experimentar várias receitas consegui fazer umas muito parecidas (mas jamais iguais!).
A receita não é o segredo. O truque usado pela minha avó é que dava às pataniscas aquele toque especial! Ela fritava as pataniscas em pouco óleo ao contrário do que diz a maior parte das receitas: "fritar em óleo abundante".

Ingredientes:
400g de bacalhau desfiado
1 cebola
10 pés de salsa
4 ovos
350g de farinha
300g de água

Preparação:
"Entale" o bacalhau, escorra a desfie-o grosso. Reserve a água.
Pique a salsa e a cebola 8 seg na vel 5 e reserve. Coloque no copo, os ovos, a farinha, a água e o sal (tendo em atenção o sal do bacalhau) e programe 2 min, vel 5. Adicione o bacalhau, a salsa e a cebola e envolva 15 seg na vel 3.

receita do Livro base da Bimby, página 48

11 comentários:

  1. Querida, como nós gostamos deste petisco cá em casa! Delicia!
    As tuas ficaram lindas e apetitosas, as minhas ficam sempre meio zonzas, heheeee...
    Beijinhos linda

    ResponderEliminar
  2. Ficaram muito bonitas e apetitosas as tuas Pataniscas! Eu gosto muito de as comer e, principalmente, de encontrar pedacinhos de bacalhau pelo meio e poder mordiscar :)

    Mas parece que eu ainda não lhe apanhei o jeito! Pelo menos no outro dia tentei fazer e, ao invés de fofinhas e achatadas, ficaram muito redondas, pareciam que estavam cheias de ar por dentro! Vou copiar a tua receita para experimentar, pode ser que agora tenha sorte :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  3. Oiii, estamos organizando um concurso de culinaria em nosso site. Vc nao gostaria de participar?

    Coisas de Meninas
    http://coisasdemeninas.com
    chris@coisasdemeninas.com

    ResponderEliminar
  4. Há coisas que nos ficam para sempre na memória dos sentidos... A minha mãe também nos brindava com umas pataniscas deliciosas!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Mas que ricas pataniscas...bem ao meu gosto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro pataniscas. Nunca me aventurei a fazer... mas se esta é a técnica de uma avó, então vou tomar nota! As avós é que sabem!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha Mónica... não há nada que substitua a comidinha da nossa infância :-)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  8. Realmente são bem mais finas do que costumo ver ou fazer. O facto de se fritar em menos óleo só abona a seu favor... As receitas das avós são sempre inigualáveis :)

    ResponderEliminar
  9. Moniquinha!!!

    Andava eu a "cuscar" um dispára biscoitos e eis senão quando ... A Mónica voltou! Ao blog, claro está, porque "vejo-te" por outros sítios.
    Estou contente. Um beijinho!

    ResponderEliminar
  10. Tudo o que vem das avós é tão bommm!!
    Porque será? eram feitas com mais calma e carino, hoje é tudo stressado tudo feito à pressa!O que vale é que temos a nossa bimBY dá-nos uma ajuda milagrosa !!
    :)

    ResponderEliminar
  11. Mas que bela ideia. Eu também tenho um blog que comecei recentemente.
    Se quiseres adiciona-me.
    www.docesdivinais.blogspot.com

    ResponderEliminar