segunda-feira, setembro 14, 2009

Pastéis de Bacalhau


Na semana passada apeteceu-me Pastéis de Bacalhau. Os de compra acho horríveis por isso meti mãos à obra. Com a ajuda da Bimby tudo é mais fácil e rápido (ai... Kotta, tinhas tanta razão e nunca te dei ouvidos!), segui mais ou menos a receita do livro base.
Cozi duas postas e rendeu 400g de bacalhau.

Ingredientes:
300 g bacalhau
200 g batatas partida aos bocados
300 g água
20 g folha de salsa
2 ovos
50 g cebola
sal e pimenta q.b.
óleo para fritar

Preparação:
Coloque a cebola e a salsa no copo e pique 8 seg vel 5. Junte o bacalhau muito bem escorrido e triture-o 6 seg vel 4. Retire e reserve.
Sem lavar o copo, deite a água e as batatas e programe 15 min temp varoma vel colher inversa. Certifique-se que as batatas estão cozidas, escorra-as para o cesto.
Coloque as batatas no copo e programe 6 seg vel 4, junte os ovos, o bacalhau e a cebola reservada, a pimenta e o sal e misture na vel 4 até que fique homogéneo.
Faça os pastéis com a ajuda de 2 colheres de sopa e frite em óleo abundante.


congelei metade num tupperware e no dia seguinte coloquei num saco de congelação:


os restantes fritei:


8 comentários:

  1. Estão lindoss e apetitosos, tb faço algumas vezes.
    bjsss

    ResponderEliminar
  2. Estes pastelinhos de bacalhau parecem estar uma delica...eu adoro salgadinhos. Beijinhosssss

    ResponderEliminar
  3. Olá Mónica, fico muito contente que tenhas regressado a este universo digital. O teu blog foi o primeiro que comecei a seguir e foste sempre uma inspiração. Os teus cozinhados eram fantásticos. Posso pedir-te uma coisa? Publica novamente aquelas coisas apetitosas que por aqui colocavas.

    Parabens e felicidades.

    Bjocas

    Helena Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Confesso que já tinha saudades das tuas "reportagens". É uma das coisas a fazer na Bimby, pois também sou incapaz de consumir os de compra!

    ResponderEliminar
  5. Ai como eu tinha saudades destas tuas receitas deliciosas! Eu também gosto muito de Pastéis de Bacalhau e, tal como tu, acho que os de compra já deram o que tinham a dar! Agora que já sei fazer croquetes e almôndegas em casa, tenho de me estrear também com os Pastéis de Bacalhau :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  6. Claro que mesmo não tendo o hábito de comer fritos, não se resiste a uns bons pastelinhos de bacalhau, como estes...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Adorei os teus pasteis... ficaram lindos :-)

    ResponderEliminar
  8. Pronto é desta que ponho a mão na massa e faço pela 1ª vez os paistéis de bacalhau, ando há anos para os fazer, mas acho sempre que dão imenso trabalho, mas agora que vi a tua receita, e´com as várias pesquisas que já fiz , fiquei decidida, vou fazê.los,espero que fiquei com tão bom aspecto como os teus.
    Bjs e já sou seguidora do teu blog

    ResponderEliminar